Skip to main content

Não sabendo que era impossível, Gabe Newell foi lá e colocou um anão de jardim em órbita da Terra. A brincadeira é uma referência a Half-Life 2, mas também tem dois objetivos muito nobres.

Batizado de Chompski, o boneco de 15cm feito de titânio subiu ao espaço conforme prometido, nesse domingo (22). A viagem é séria. O projeto capitaneado pela Rocket Labs visa testar um novo processo de impressão 3D de componentes aeroespaciais e o próprio anão de jardim é fruto dessa nova técnica. Entretanto, apesar do sucesso do experimento, o destino de Chompski vai ser mesmo derreter na reentrada. Ainda assim, será um nobre sacrifício em nome da ciência.

Em Half-Life 2 – Episode 2, o jogador conseguia uma conquista se fosse capaz de levar um anão de jardim do começo da aventura até um foguete no final. Gabe Newell enxergou no projeto uma chance de celebrar um de seus jogos.

Porém, o chefão da Valve não parou por aí e prometeu uma vultosa doação em dinheiro para a caridade após o lançamento. Newell se comprometeu a doar um dólar para cada visualização que o lançamento tivesse durante suas primeiras 24 horas. O hype da galera foi revertido em cerca de 200 mil dólares (mais de um milhão de reais, no câmbio atual) para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Pediátrico Starship, na Nova Zelândia.

Os amantes de jogos eletrônicos também receberam uma surpresa durante o lançamento. Qualquer jogador de Left 4 Dead 2, Half-Life 2 ou Half-Life: Alyx que estivesse logado assistindo a viagem de Chompski desbloqueou uma conquista exclusiva nos jogos: Gnome Alone. É uma conquista que nunca mais poderá ser liberada novamente e, se você estava lá, parabéns!