Skip to main content

O circuito de campeonatos da NFA começou! E nesse semestre ele se inicia pela NFA Divison! Essa é a primeira edição do campeonato, que faz parte da reestruturação do competitivo da NFA. A NFA Division estreou hoje a tarde trazendo 30 times do cenário competitivo de Free Fire que disputarão entre si quatro vagas para a Liga NFA, o maior e mais tradicional campeonato da NFA.

Um salto para a liga principal

A NFA Division entrou para o circuito de campeonato da NFA em 2021 para ser o momento de revelação das equipes! As equipes que chegarem ao fim no TOP 4 ganham uma vaga direto para a Liga NFA.

Neste primeiro semestre, a Division contará exclusivamente com times convidados. Contudo, no segundo semestre de 2021, contará com seis equipes classificadas da NFA Challenge, que é exclusiva para times amadores e semi-profissionais que desejam entrar no cenário competitivo. A ideia é criar um circuito em que toda a comunidade, dos amadores aos profissionais, tenham a chance de participar do campeonatos da NFA.

Segundo Marcelo Camargo, CEO da NFA, a ideia da Divison é como uma segunda divisão antes da liga principal. “A NFA Division foi criada como uma nova forma de filtrar os melhores times do Brasil. Assim, com uma ‘segunda divisão’ classificatória para a liga principal, os times jogarão com uma frequência muito maior, ficando mais experientes, antes de disputarem a Liga NFA”, comentou.

Times participantes da primeira fase

Para a essa edição da NFA Divison, os 30 times selecionados serão divididos em cinco grupos com seis times cada na fase inicial, a Fase de Grupos 1. Confira a divisão dos times:

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Grupo E

Ajax

Game Over

Singularity

Breakmen

TG Gamers

La Furia

Forsaken

Allbank

Seal

4K Easy

Golpistas

Kabum (Ninjas)

PM Esports

Chapecoense

???

K9

Up Gaming

Ryze

Narcóticos

Bounce

KOF

AmazonCripz

Bope

Noxus

Arca de Noé

Medellin

Art Gaming

Gate Esports

JogaEasy

Naguará

 

Durante a Fase de Grupos 1, dois grupos irão se enfrentar toda terça e quinta até que cada time totalize 20 quedas. As partidas acontecem do dia 09 de fevereiro até o dia 11 de março e os seis últimos colocados não seguem para a próxima fase. Além da Fase de Grupos, a competição também contará com Fase de Grupos 2, Semifinal e Final.

Próximos fases

Depois da Fase de Grupos 1, 24 times seguirão para a Fase de Grupos 2. Com a pontuação zerada, as equipes serão divididas em quatro grupos com seis times cada. Cada grupo joga entre si dos dias 30 de março a 15 de abril, até que cada equipe totalize 15 partidas. Os últimos seis colocados não passam para a próxima fase.

Dessa forma, na semifinal, os 18 times classificados serão divididos em três grupos com seis times cada. A pontuação da tabela também será zerada e os grupos se enfrentam do dia 20 de abril a 5 de maio.

Por fim, a final da NFA Division contará com seis dias de confrontos, em que apenas 12 times participarão. Os classificados não serão divididos em grupos e todos jogarão todos os dias.

As equipes vão para a final com os pontos zerados, e terão de conquistar o título e as vagas para a Liga NFA entre os dias 11 de maio a 27 de maio. Vale ressaltar que a pontuação do MVP da NFA Divison não é zerada, e segue a mesma do início ao fim do campeonato. Confira as datas de transmissão da NFA Division:

Dessa forma, a NFA Divison tem como objetivo trazer uma competição de alto nível com novos talentos surgindo! “Sempre será um grande espetáculo, porque sabemos do potencial de todos os times que já participaram e estão pela primeira vez com essa oportunidade!”, pontua Marcelo. E completa: “É interessante manter o cenário renovado. Ao dar oportunidade a mais equipes teremos o espaço para aparecer grandes novos talentos. Essa é a melhor forma de manter o competitivo aquecido”.

Pontuação e restrições

Como padrão dos campeonatos da NFA, a pontuação dos times segue o esquema de colocação nas quedas. Além disso, cada abate nas partidas soma três pontos ao time.

Confira a pontuação:

1º lugar

30 pontos

2º lugar

20 pontos

3º lugar

15 pontos

4º lugar

12 pontos

5º lugar

10 pontos

6º lugar

8 pontos

7º lugar

6 pontos

8º lugar

4 pontos

9º lugar

3 pontos

10º lugar

2 pontos

11º lugar

1 ponto

12º lugar

0 pontos

 

Por fim, com o objetivo de deixar a competição entre os times mais igualitária, a NFA Divison terá algumas armas e personagens que não poderão ser usados. São eles a KAR98, SVD, M79, M82B, o Gancho da mapa de Kalahari e o personagem CR7. Caso algum recurso seja lançado no jogo ao longo do campeonato, o mesmo será avaliado pela produção da NFA para liberação.

A NFA Division acontece toda terça e quinta, a partir das 14h, na BOOYAH! e no YouTube.