Skip to main content

Mesmo com o hiato de fim de ano, pelo visto a novela entre a Epic Games e a Apple tomou novos rumos que tornarão as coisas mais interessantes ao espectador. Após encontros com os advogados das duas empresas, a juíza Yvonne Gonzalez decidiu que o caso é grande o suficiente para ser atendido pessoalmente, convocando testemunhas para realizarem depoimentos num tribunal.

Se ninguém mudar de ideia até lá, provavelmente por conta da pandemia de COVID-19, a corte atenderá ao caso no dia 03 de maio de 2021. As pessoas que foram chamadas terão de se deslocar até a Califórnia, tendo sua liberação apenas em casos extremos de saúde. Também vale notar que a corte apenas deseja ouvir as partes, não havendo um júri no local.

Este será o primeiro confronto presencial das duas empresas, que até o momento apenas moveram os seus advogados nas questões envolvendo o jogo Fortnite nas plataformas da Apple. Apesar da Epic Games desejar quatro a cinco semanas para ser ouvida, a juíza Yvonne estabeleceu que pretende finalizar os depoimentos em cerca de duas a três semanas.

Toda a confusão entre as duas empresas começou no mês de agosto de 2020, quando a gigante dos games começou a bater de frente com a gigante da tecnologia e passou a não aceitar bem os seus termos na plataforma App Store. Em um belo dia, além de promover um vídeo intenso acusando a empresa da maçã de monopólio, afirmou que estava movendo um processo.

O que o lar de Fortnite queria era simples, acabar com a prática de cobrar 30% em cima dos desenvolvedores de jogos baixados em seu sistema, acusando a prática de anti-competitiva. Apesar de reduzir essa cobrança para 15%, a empresa não permitiu que o jogo retornasse. Até mesmo a Google entrou no meio e declarou que não disponibilizaria o download do título na Play Store.

A partir daí, caros leitores, foi uma grande bagunça. O vídeo viralizou, a Apple se doeu e moveu um processo contra a Epic Games também e virou uma verdadeira confusão. Desde então, tudo estava sendo movido pelos advogados, sem pronunciamentos de ambas. Porém, com a decisão da juíza, parece que a situação vai mudar novamente em breve e teremos mais detalhes deste embate.