Skip to main content

O compositor original de Halo, Marty O’Donnell, revelou que sua ação contra a Microsoft pelos direitos da trilha-sonora e a falta de pagamento sobre elas foi ganha. De acordo com o profissional, o contrato fechado com a Bungie em 1999 sempre foi firmado como uma licença, não como a venda dos sons que compôs. Assim, ele teria de receber os direitos autorais pelo uso dela durante a franquia, algo que não tinha acontecido.

Durante mais de vinte anos ele e Michael Salvatori brigavam por isso na Justiça, recebendo o aceno positivo desta vez. A complicação surgiu a partir do ponto que o acordo foi realizado junto à Bungie, qual não trabalha mais com a franquia há mais de dez anos e não houve procura nem da 343 Industries ou da Microsoft para conversarem sobre o caso. O compositor estava considerando, inclusive, entrar com um processo contra a Paramount por suas músicas também aparecerem na série de Master Chief.

https://twitter.com/MartyTheElder/status/1516198370544480258?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1516198370544480258%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.pcgamer.com%2Fhalo-composer-marty-odonnell-has-amicably-resolved-his-latest-legal-battle-with-microsoft%2F

Além de Halo

De acordo com ele em seu Twitter, a discussão sobre a trilha-sonora de Halo foi resolvida de forma amigável pela empresa e não entrou em mais detalhes. Esta é uma questão bem delicada, principalmente porque Marty já foi processado pela Bungie por usar as músicas de Destiny quando o contrato mandava o material retornar para a empresa. Ele foi obrigado a pagar US$100 mil para a empresa e para a Activision em 2021 e a história foi encerrada também.