Skip to main content

Pandemia comendo solta lá fora, você vai fazer o quê? Ficar em casa a maior parte do seu tempo e se juntar à legião de mais de 120 milhões de jogadores de PC no Steam. Esse é o novo recorde da loja e plataforma de jogos da Valve, anunciado nessa quinta-feira.

De acordo com os números oficiais, o Steam registrou em 2020 uma média mensal de 120,4 milhões de jogadores ativos, com pico de 24.8 milhões de jogadores simultâneos. Sem ser um console propriamente dito, a plataforma da Valve deixou para trás gigantes como Xbox e PlayStation em termos de popularidade. Segundo Phil Spencer, a Xbox Live apresenta 100 milhões de jogadores mensais em média. Enquanto isso, a PlayStation Network atingiu 103 milhões de jogadores ativos mensais em 2020.

O motivo para esse crescimento do Steam, nas palavras da própria Valve, está ligado à COVID-19. “O tempo de jogo de videogame disparou quando as pessoas começaram a ficar em casa, aumentando drasticamente o número de clientes comprando e jogando”, explicou a empresa. Eles esperam ter ajudado a trazer “um pouco de alegria para contrabalançar parte da loucura que foi 2020″.

Dessa galera toda que ficou jogando no Steam, 2.6 milhões de jogadores em média compraram na loja pela primeira vez. Isso contribuiu para manter um fluxo mensal de carne nova no pedaço, provavelmente atrás de um desconto camarada. Novatos ou veteranos, nós somamos 31.3 bilhões de horas jogadas na plataforma, o equivalente a 3.5 milhões de anos corridos. Comparando com 2019, as pessoas ficaram 50% mais tempo jogando no Steam, um claro reflexo do novo normal.