Skip to main content

Se você sempre quis ajudar os cientistas, mas nunca soube como, agora é a hora! Borderlands 3 transformará isso em realidade. No modo Borderciência, será possível ajudar a ciência através de um quebra-cabeça embutido em seu jogo.

Essa proposta parece absurda demais para ser verdade, certo? Não se preocupe, é exatamente isso que você leu. No Santuário 3 do jogo, um fliperama poderá ser encontrado. Nessa máquina, o tal quebra-cabeça poderá ser jogado por todos, ajudando cientistas do mundo todo conforme você se diverte.

Mas como isso irá funcionar? Bem, o minigame parece bem simples, e de fato é, mas possui uma sacada muito importante por trás. Cada bloco desse quebra-cabeça corresponde a um fio de DNA de um micróbio e, conforme o jogador vai resolvendo, diferentes micróbios são descobertos sem a necessidade de um corpo humano.

No vídeo acima, os cientistas afirmam que milhões de DNAs de micróbios já foram sequenciados utilizando milhares de amostras de fezes humanas. Contudo, para que esses dados sejam úteis, a sua organização é primordial, algo que os computadores ainda não conseguem fazer com a eficiência desejada.

Por mais que a proposta do jogo dentro de Borderlands 3 seja bem simples, na realidade o jogador está ajudando os cientistas a descobrirem erros na análise desses dados cometidos pelos computadores, ajudando os mesmos a criar algoritmos melhores em um futuro próximo.

A Gearbox garantiu que os resultados desse experimento serão abertos e acessíveis para toda a comunidade científica.

Além de todos os benefícios para os cientistas, participar desse quebra-cabeça concederá moedas aos jogadores de Borderlands 3, que poderão usá-las para comprar skins e itens que oferecem bônus em várias atividades do jogo.

Mais informações sobre esse projeto podem ser encontradas em seu site oficial.