Skip to main content

O Gamerview parou nessa terça-feira. Nenhum conteúdo foi publicado hoje. De comum acordo, todos os nossos colaboradores aderiram ao #BlackOutTuesday, uma iniciativa que nasceu lá fora entre produtores de conteúdo e artistas para chamar a atenção para a questão da desigualdade racial e a violência imposta contra a população negra.

IGN internacional parou. Rock Paper Shotgun parou. Eurogamer parou. GamesRadar parou. Muitos outros pararam porque hoje não foi um dia para se falar de jogos, mas para refletir sobre que tipo de mundo, que tipo de sociedade nós queremos no futuro.

Esse não é um problema importado dos Estados Unidos ou exclusivo. Em respeito a todos os jogadores negros, todos os produtores negros, todos os desenvolvedores negros, a todos os negros que sentem todos os dias a dor da discriminação, paramos também na #BlackOutTuesday.

Para aqueles que negam essa situação ou gracejam, nosso profundo pesar. E fatos: um levantamento realizado pelo IBGE constatou que o analfabetismo no Brasil atinge 9,9% da população negra ou parda, contra 4,2% entre os brancos. O rendimento médio de um profissional negro no país era de R$1570 em 2017, uma grande diferença em relação ao salário médio de um branco, que estava em R$2814 no mesmo ano. Entre os negros, 13,6% se encontravam desempregados em 2017 enquanto o percentual de brancos desempregados naquele ano era de 9.5%. Tais desigualdades impactam na violência: negros têm 2,7x mais chances de serem mortos do que brancos, novamente segundo fontes oficiais do governo brasileiro.

Essa é uma realidade que podemos e devemos mudar, cobrando políticas públicas, cobrando soluções, elegendo representantes que se importem com vidas e não apenas votos, consumindo marcas que respeitem todas as diferenças. Hoje foi um dia de parar e pensar e esperamos que isso surta algum efeito positivo.