Skip to main content

Justiça foi feita! Depois de anos de controvérsias e acusações, Billy Mitchell teve seus dois recordes em Pac-Man e Donkey Kong restaurados no Guinness World Records por insuficiência de provas de trapaça.

A trajetória do recordista é longa e conturbada, mas parece ter encontrado um final feliz. De acordo com o comunicado oficial da entidade que regula os recordes mundiais, “no final, descobrimos que simplesmente não havia evidências suficientes para apoiar a desqualificação”. Mitchell celebrou a decisão que devolveu seu lugar na história dos jogos eletrônicos.

De volta ao livro dos recordes, Mitchell conquistou uma pontuação perfeita em Pac-Man, alcançada em 1999 e repetida em 2019, e um milhão de pontos em Donkey Kong, em 2005. Seus recordes haviam sido questionados pela organização Twin Galaxies, que fiscalizava pontuações em jogos. Havia suspeita de que o recordista havia obtido seus resultados com emuladores, não com hardware original e os critérios são diferentes para essa modalidade.

Entretanto, dentro da própria Twin Galaxies havia divergências sobre essa investigação. O CEO da entidade, Jayce Hall, sustentava haver indícios de fraude, entretanto, Walter Day, fundador da Twin Galaxies, testemunhou em favor de Billy Mitchell, sustentando que seus resultados haviam sido obtidos de forma legítima. Uma nova apuração realizada pela própria Guinness World Records não encontrou sinais de adulteração.