Skip to main content

Já está disponível para download, a partir de hoje (01), a nova atualização do Free Fire, que tem como principal mudança os ajustes nas habilidades do personagem Chrono, um dos mais populares no Battle Royale da Garena.

Com a atualização, chega também a nova arma MAC10, ajustes e balanceamento, além de novidades na Oficina de Criação, no modo Contra Squad e no Gladiadores FF.

Mudanças no Chrono

O escudo do Chrono se tornou uma das habilidades mais poderosas do Free Fire, principalmente pelo seu poder de proteção enquanto mantinha a ofensiva. Para equilibrar as batalhas, a partir dessa atualização, não será mais possível atirar através do campo de força, fazendo com que o escudo sirva à sua proposta original de defesa – um dos pedidos mais frequentes da comunidade.

A partir de agora, o escudo protegerá até 800 de dano dos oponentes, além de bloquear todo o dano – tanto de dentro quanto de fora. Entenda a mudança completa no Dev Blog da Garena.

Melhorias de jogabilidade

Pular de paraquedas não é fácil, mas essa atualização tornará a tarefa um pouco mais simples com a nova opção Olhadinha. Agora, será possível espiar o seu entorno durante o salto e manter a interface limpa durante o pouso, para que os jogadores tenham uma noção mais completa do espaço durante esses momentos.

Também ficará mais fácil dar crédito aos amigos, já que toda vez que um companheiro derrubar um oponente previamente atingido, os jogadores receberão uma notificação de assistência. Veja mais no Dev Blog da Garena.

Mudanças em diversos modos

O modo Contra Squad, um dos mais famosos no Free Fire, receberá ajustes nos mapas Academy e Mill. Para garantir o equilíbrio das batalhas, os pontos para ressurgir nesses mapas foram ajustados. Além disso, pedidos de itens adicionais serão disponibilizados apenas quando o primeiro pedido for finalizado.

Ainda no modo CS, serão adicionadas restrições à quantidade máxima de cada item que pode ser carregado, ou seja, não será mais possível carregar granadas para as próximas rodadas e nem carregar mais itens do que é possível comprar.

O modo Battle Royale também recebe mudanças, com o mínimo de Fichas FF sendo ajustado para 100 e com os acessórios de proteção Aumentador de Colete e Engrossador de Capacete recebendo ajustes de balanceamento.

Nessa atualização, os Gladiadores FF terão que derrotar seus oponentes não só nas suas zonas de conforto, mas também na dos inimigos. A cada duas rodadas, um lado escolherá as armas disponíveis para todos os jogadores e os itens escolhidos ficarão indisponíveis para seleção por um tempo limitado. Além disso, o modo ganhou mais espaço: a partir de hoje, o Coliseu de Aço estará ainda maior.

Para quem curte uma partida ranqueada, a atualização traz uma nova patente: Mestre, que ficará antes do Desafiante, mas depois do Heroico. A novidade chega para tornar a busca pelo topo ainda mais desafiadora e competitiva.

Nova arma MAC 10 e balanceamento

A nova atualização traz também uma nova arma, a MAC10, que possui um silenciador acoplado e poder de fogo capaz de penetrar até armaduras pesadas. A arma terá base de dano de 24 e 0,09 de cadência de tiro.

Além disso, as armas UMP, MP5, Thompson, UZI e MAG, terão seu alcance efetivo reduzido e outras como a SCAR, M60, UMP, XM8, MP5-X, Kar98k e Groza passarão por ajustes de balanceamento.

O tempo de troca de arma também será ajustado e, a partir de agora, varia de acordo com o tipo de arma selecionado. Já as granadas de luz foram otimizadas para marcar melhor os alvos atingidos. Confira todos os ajustes no Dev Blog da Garena.

Novidades no Free Fire MAX

As novidades chegam também ao Free Fire MAX: na Oficina de Criação, novos itens estarão disponíveis como Caixas de Som, Portais e editor de modos, tornando possível personalizar o tamanho da equipe, ilha de espera e outras opções para Contra Squad e Mata-Mata em Equipe.

O lobby do Free Fire MAX também ganhou novas opções de personalização com uma nova vitrine de pranchas que trará otimizações de animações de armas e expressões faciais, ajustes das cores das zonas no modo Battle Royale e novas opções de gráficos disponíveis.

O Jogo Virou

O Jogo Virou Dropzin! Desde a última semana, quem apontar o celular para o céu terá a chance de ver seus ‘dropzins’ caindo por meio de Realidade Aumentada (AR). Durante essa semana, até o dia 3 de dezembro, os estados contemplados serão Maranhão, Piauí, Ceará, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O calendário completo e a trajetória do avião podem ser vistos aqui:

Outras otimizações da atualização incluem:

  • Líderes e vice-líderes de guilda podem definir uma patente mínima do Contra Squad como pré-requisito;
  • Jogadores receberão paredes de gel automaticamente na Zona de Combate na Ilha de Treinamento;
  • Otimização da exibição de fragmentos universais nos menus de subir de nível;
  • Otimização das animações de armas de contato;
  • Otimização dos efeitos especiais das etiquetas de batalha;
  • Otimização dos gráficos quando estiver fora da zona segura;
  • Otimização da exibição do tempo de recarga para Airdrops individuais;
  • Nomes dos locais visíveis ao saltar de paraquedas no Battle Royale;
  • O volume das notificações de abates múltiplos ajustável no menu de configurações;
  • Zona segura dinâmica disponível no Contra Squad da Sala Personalizada;
  • Efeitos especiais de armas e skins não irão acontecer durante o combate.