Detetive Pikachu quebrou a maldição das adaptações cinematográficas dos jogos. Nós curtimos, você curtiu. Entretanto, continuação daquele universo pode não acontecer mais, segundo o ator Justice Smith.
Se você não está ligando o nome à pessoa, Justice Smith era o protagonista humano do filme, o jovem que está investigando o desaparecimento de seu pai ao lado de um Pikachu. Em entrevista recente, Smith foi indagado sobre sua disponibilidade para uma sequência. Ele respondeu: “eu adoraria participar do Detetive Pikachu 2. (…) Acho que temos que enterrar nossas esperanças. Eu não acho que isso vai acontecer. Eu realmente espero que sim. Sinceramente, sou um grande fã, quem sabe, quem sabe? espero que sim”.
Ainda que Detetive Pikachu tenha obtido um resultado impressionante nas bilheterias na época, morreu o assunto nos bastidores. Curiosamente, a própria produtora Legendary criou essa esperança entre os fãs, ao anunciar a continuidade do projeto antes mesmo da estreia do filme, ainda em 2019. O roteirista Oren Uziel chegou a ser contratado para escrever a sequência. No ano seguinte, outro roteiro de Uziel chegaria aos cinemas: Sonic, O Filme.
Apesar da empolgação inicial, dois anos depois não há mais notícias sobre um eventual novo longa-metragem dos Pokémon. Até mesmo a prometida sequência do jogo original do Detetive Pikachu no Switch também sumiu dos radares do console.