Skip to main content

É fato que os jogos deixaram de ser um mero entretenimento há muito tempo. Avanços tecnológicos realizados pelos videogames possibilitam a criação de ferramentas de simulação cada vez melhores, como a tão querida realidade virtual. Sabendo disso, grandes faculdades de medicina já estão de olho nessa novidade, utilizando os dispositivos de VR existentes a fim de aprimorar a qualidade do seu ensino.

O mercado da realidade virtual vem se consolidando nos últimos anos. De acordo com o site Statista, essa indústria gerou um movimento de US$16 bilhões apenas nesse ano. Segundo a mesma fonte, em 2023 esse número será dez vezes maior, atingindo os 160 bilhões de dólares movimentados.

Seguindo essa tendência, a MedRoom é uma startup brasileira especializada em usar o VR para o ensino de medicina. A empresa conseguiu reproduzir virtualmente o corpo humano, possibilitando aos alunos observar o funcionamento de todos os órgãos individualmente. A tecnologia já está disponível em algumas faculdades brasileiras, como a Faminas, a Faculdade Pernambucana de Sáude e a Medicina Albert Einstein.