Conhecer outro idioma é algo muito valorizado. Além de várias portas se abrirem, você também tem acesso a um novo mundo de ideias e cultura, além de poder se comunicar com pessoas novas e diferentes. E aprender a falar inglês talvez seja o primeiro passo, já que é o mais difundido pelo planeta, com milhares de oportunidades para se usar.
Hoje em dia, com a tecnologia, se tornou muito mais fácil estudar o idioma, é possível assistir diversos filmes, ouvir músicas, ler textos e até mesmo fazer um curso de inglês online.
Para se familiarizar com uma língua nova é necessário adotar uma estratégia para se estar em contato com ela de uma maneira divertida e natural, que te estimule a aprender e ao mesmo tempo extrair prazer do processo.
Além das já citadas acima, outra excelente forma de aprender inglês é juntar os amigos, familiares e colegas estudantes da língua para fazer jogos, sejam eles online ou presencialmente. A seguir listamos 10 brincadeiras que podem te ajudar a praticar diversos aspectos e habilidades necessárias para dominar o idioma.
Stop
Esse jogo consiste em estabelecer categorias diversas, como por exemplo: objetos, nomes de países, modelos de carro, nomes de filmes entre outros e sortear uma letra aleatória do alfabeto. Quando todos forem informados qual a letra, os participantes devem preencher cada categoria com uma palavra que comece com ela.
Assim que o primeiro jogador completar todas as colunas, ele grita stop e todos devem parar de escrever. Confere-se então se todas as palavras que cada um escreveu são válidas e se atribui uma pontuação para cada uma. Ao final de um número pré-definido de rodadas, soma-se os pontos e coroa-se um vencedor.
Para praticar o próprio vocabulário e ser apresentado a novas palavras, é uma brincadeira que cai como uma luva. Outra coisa importante, para cada ponto ser considerado válido é preciso que a categoria esteja escrita corretamente, o que também faz com que os participantes se atentem à ortografia.
Palavras Cruzadas
Aqui não estamos falando das individuais, mas sim das de tabuleiro, onde os jogadores devem formar palavras diversas a partir de letras que são sorteadas para cada um deles. Além de ser bastante divertido para competir com os amigos, ele também te fará praticar seu vocabulário e ortografia de uma outra maneira do que o Stop.
Forca
Mais um bom para o vocabulário. O objetivo é acertar uma palavra misteriosa, adivinhando letra por letra até que suas chances acabem, o que normalmente é representado por um bonequinho sendo construído pendurado pelo pescoço por uma corda. Mostre que seu conhecimento é bom o bastante para que ele não acabe enforcado.
Memória
A versão clássica consiste em achar as figuras repetidas dentre várias cartas viradas para baixo. Porém é possível adaptá-lo para aprender inglês. Ao invés de imagens, as cartas podem conter expressões em inglês, por exemplo, ou até mesmo serem diferentes entre si.
Pode-se confeccionar pares de cartas com sinônimos ou antônimos nelas. Outra ideia é definir categorias e escrever palavras que constem nelas, como frutas, objetos, itens de papelaria… a sua criatividade é que manda.
É possível até mesmo praticar gramática, estabelecendo cartas que contem com pedaços de frases que devem ser harmonizadas, se atentando para as regras do idioma para definir qual é a metade que casa com qual.
Repetição de palavras
Após se definir um tema, por exemplo, cores, cada jogador deve falar uma palavra que se adeque a ele na sua vez. O jogador seguinte, então, repete a que foi dita pelo participante anterior e adiciona outra, assim sucessivamente até que alguém ou erre a ordem ou não consiga pensar em uma palavra nova. Mais um jeito divertido de treinar o vocabulário, com a vantagem que a brincadeira também envolve ativamente a habilidade de pronúncia.
Imagem e ação
Esse jogo é ideal para quatro pessoas, já que é jogado em duplas. O objetivo é que os jogadores após tirarem uma carta com alguma coisa escrita, podendo ser um objeto, um conceito, um verbo ou até mesmo uma categoria da natureza, desenhem algo que faça seu parceiro adivinhar.
A dupla que acertar primeiro ganha a rodada. É bastante parecido com mímica. Uma estratégia comum nesse jogo é fazer trocadilhos com o nome de outras coisas, mais fáceis de desenhar do que o sugerido em questão. Isso faz com que ter um conhecimento amplo do idioma se torne um diferencial para ir bem.
Descobrir quem ou o que você é
Nessa brincadeira, cada um é designado pelo jogador ao lado como alguém ou algo. Pode-se ser celebridades, objetos, personagens de desenho animado ou até mesmo pessoas normais do convívio do grupo que está jogando. O objetivo é descobrir o que ou quem você é apenas fazendo questionamentos que a resposta deve ser um simples sim ou não.
Além de bastante desafiador e divertido, esse jogo estimula bastante as habilidades de conversação e construção de perguntas e outras frases no idioma.
Descobrir o que a pessoa está pensando
É uma versão mais objetiva da brincadeira de descobrir quem ou o que você é. Uma pessoa deve escolher algum objeto que esteja visível para todos no local e os outros devem fazer uma pergunta por vez sobre a natureza dele, até que alguém adivinhe do que se trata.
Continuar a história
Os jogadores podem elaborar uma lista de palavras que devem ser utilizadas por cada um deles. A partir daí um começa contando uma narrativa a partir de uma ou duas frases, que deve ser continuada pelo próximo. O objetivo é inserir as palavras na história, o que trabalha bastante a capacidade de se construir sentenças e estruturar um raciocínio lógico utilizando o idioma.
Videogame
Também é possível aprender a falar inglês através dos jogos eletrônicos. Como a imensa maioria dos videogames mais populares são feitos originalmente em inglês, o leque de possibilidades é enorme, com cada um podendo definir seu estilo favorito para se aventurar. Se divertir nesses ambientes totalmente pautados em outra língua é uma experiência imersiva no idioma, que faz com que você pratique várias das habilidades necessárias para melhorar seu nível.