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Falar sobre crimes em mídias é sempre uma tarefa delicada, mas isso não impede produções de serem lançadas a todo vapor, com orçamentos milionários e nomes de peso nas indústrias do cinema e jogos.

De acordo com um artigo da ExpressVPN que explora o papel das tecnologias na obsessão por “true crime”, o interesse de pessoas por crimes reais não é algo novo. Desde que algum tipo de comunicação em massa existe, há a busca por informações a respeito de atrocidades cometidas por seres humanos.

Casos famosos da época “pré” internet, como o sequestro do bebê do aviador Charles Lindbergh, em 1932, mostram como crimes reais sempre atraíram a atenção pública. Até mesmo a adaptação para o entretenimento audiovisual não é nova, com um filme sobre o Titanic saindo um ano após o desastre.

O que mudou, porém, é a maneira como nós interagimos com o true crime e como essas informações chegam até as pessoas. O que antes era mais lento e limitado geograficamente, se tornou um fenômeno global, com crimes brasileiros alcançando o exterior e vice-versa. O processo se tornou mais intenso.

Naturalmente, isso tem impacto nos jogos eletrônicos, parte da indústria do entretenimento. Com base no artigo da ExpressVPN, vamos explorar um pouco o porquê de crimes reais atraírem a atenção das pessoas e como isso afeta áreas do entretenimento audiovisual, incluindo séries, filmes e os jogos.

O crescimento da popularidade do “true crime” na era da internet

Como mencionado durante a introdução, crimes reais sempre chamaram a atenção, mas a ausência de tecnologias de comunicação massiva impedia que os casos se tornassem verdadeiros “fenômenos” de interesse social. A internet garante que dados cheguem aos quatro cantos do globo em segundos.

Ou seja: o crescimento tem relação direta com o aumento das possibilidades de acesso a conteúdos que são de interesse público. Há discussões relevantes a serem tidas com relação à ética por trás de tudo isso, mas é inegável que a procura existe e que as mídias audiovisuais atendem essa necessidade.

O artigo da ExpressVPN aponta, inclusive, os VPN como uma das razões para o aumento do acesso a esses conteúdos, já que se trata de uma ferramenta que elimina completamente as (poucas, mas ainda presentes) barreiras geográficas. Com o conhecimento básico do inglês, abre-se um mundo de dados.

O impacto do true crime no mundo dos jogos eletrônicos

Ao contrário de filmes e séries de televisão sobre crimes reais, os quais dominam as plataformas de streaming, os jogos eletrônicos (ainda) não foram tão diretamente afetados pelo fenômeno. Há títulos que abordam esses assuntos, mas a maioria deles é desenvolvida por indivíduos e não por empresas.

O que existe e é popular são os jogos para quem se interesse pelo aspecto investigativo dos true crime. Isto é: títulos que colocam os jogadores em papéis de detetives, tentando recolher dados para resolver um mistério. Jogos nesse modelo podem ser do gênero quebra-cabeça, simulador, horror, FMV e mais.

Alguns games eletrônicos populares para quem gosta de true crime incluem What Remains of Edith Finch, L. A. Noire, Her Story, Heavy Rain, Disco Elysium e até mesmo franquias, como Ace Attorney e Resident Evil. Há numerosas diferenças entre esses títulos, mas o princípio de interesse permanece.

O true crime em séries e filmes e a inspiração indireta em casos reais

Quando partimos para as “telinhas”, os exemplos de mídias sobre true crime aumentam e muito. O artigo da ExpressVPN cita exemplos como Making a Murderer, The Staircase, Mindhunter e Dr. Death, todos títulos presentes em plataformas de streaming, como a Netflix, Hulu, Peacock, Prime e outras.

Há, inclusive, a mistura entre a ficção e a realidade, quando séries e filmes se inspiram em crimes reais, mas contam uma história original e que não envolve diretamente as vítimas. Um exemplo é a franquia “O Massacre da Serra Elétrica”, a qual surgiu inspirada pelos crimes do assassino Ed Gein nos anos 70.

Nesses casos em que os crimes são apenas a inspiração, a mídia não é chamada de “true crime”. Via de regra, o termo é usado estritamente para as histórias (documentários ou ficção) que abordam um crime de maneira direta, trazendo informações reais sobre o que aconteceu e as pessoas envolvidas.

A influência direta e indireta do true crime fora das mídias audiovisuais

Explorado o impacto do true crime nos videogames, séries e filmes, vale a pena discorrer um pouco sobre como esse sucesso afeta os espaços fora do entretenimento. Mudanças em leis vigentes, revisão e reabertura de casos antigos esquecidos e até novas revelações podem surgir com essa popularidade.

Um exemplo recente é um episódio da antologia “Unsolved Mysteries”, atualmente parte da grade da Netflix. Um episódio de 2022, intitulado “Abducted by a Parent”, mostrou a foto de uma vítima, uma menina desaparecida. O resultado: uma pessoa a reconheceu das fotos e procurou pelas autoridades.

Nessa situação, uma adolescente desaparecida foi encontrada sã e salva por consequência direta de uma série de true crime. E esse não é um fenômeno único: quando há mais olhos em cima de um caso, as chances são altas de que os indivíduos com informações relevantes aos crimes busquem a polícia.

Similar à conclusão chegada pela ExpressVPN, é correto dizer que há aspectos positivos e negativos no sucesso de mídias do tipo true crime. Por um lado, há conscientização sobre assuntos importantes; por outro, discussões dessa natureza podem levar a julgamentos precipitados e prejuízo para as vítimas.