Skip to main content

De vez em quando, eu fico fuçando na internet para ver se encontro alguma coisa interessante. Dessa vez, encontrei alguns artigos sobre Dante’s Inferno, o jogo que a Visceral Games (Dead Space) está desenvolvendo para a Electronic Arts. Confesso que não tinha visto nada sobre o jogo antes, então fiquei intrigado com o título e resolvi procurar alguma coisa.

Em teoria, ele não passa de um clone de God of War. Ou seja, podemos esperar um jogo “adulto” com sangueira, button smashes e quick-time events tão bonitos como desnecessários para a jogabilidade, e uma ambientação demoníaca e escura, com muito fogo, violência e monstros. E, quanto à filosofia e a história?

De acordo com a Wikipedia, a história do jogo é a seguinte: Dante é um cruzado que retorna a casa e vê sua amada Beatrice sendo assassinada e levada pela Morte. Ele persegue a entidade, consegue roubar sua foice – afinal de contas, nosso herói não pode usar simplesmente uma espada, ele precisa ter uma arma tão doidona quanto as espadas do caos do Kratos – e começa a sua jornada pelos nove círculos do Inferno para salvar a alma de sua amada das garras de Lúcifer. Durante a jornada, será forçado a confrontar seus pecados do passado.

Não vou me alargar na história absolutamente clichê. Só queria saber: pra fazer isso, precisava fazer uma coisa tão baixa como “inspirar-se” em uma das obras básicas da literatura mundial? Aliás, melhor que “inspirar-se” seria “estuprar”, porque a “inspiração” não vai além do título e dos nomes das fases e dos personagens principais, retirados da Divina Comédia de Dante Alighieri. Com a maior cara de pau, o site oficial diz exatamente isso, que o jogo foi inspirado na obra. A filosofia do cântico “Inferno” não se reflete no jogo de jeito nenhum.

De acordo com Dante, o Inferno não é um reino dirigido por uma entidade maléfica, é simplesmente um lugar de punição para os pecadores. Ou nem tanto, já que no círculo superior estão os virtuosos que, apesar de não terem pecado, viveram antes da vinda de Cristo (como Virgílio, o guia de Dante pelo Inferno e pelo Purgatório) ou não aceitaram Cristo. E Satã não é nada além do maior de todos os pecadores (já que é o Anjo Caído, culpado de traição contra Deus) e está confinado no centro do nono e último círculo, mastigando em suas três bocas os outros grandes traidores da história: Judas Iscariotes, Bruto e Cássio – estes últimos, traidores de Júlio César, o homem escolhido por Deus como governador do mundo, de acordo com a visão italocentrista de Dante.

O jogo, para se parecer ainda mais com God of War, escolheu usar as referências greco-romanas de Dante como chefes de fase. Assim, ao final do primeiro círculo (Limbo), você deve matar Minos – que, coitado, na obra original é apenas o juiz dos pecadores, determinando a qual círculo eles devem cair. O segundo círculo (Luxúria) não tem nenhum “gerente” ou “vigilante” na obra de Dante, então os autores decidiram que você deve derrotar Cleópatra, que de uma simples pecadora na obra original virou uma das regentes dos círculos do Inferno. No terceiro círculo (Gula), o chefe é Cérbero, que realmente foi descrito por Dante como o guardião dos glutões, mas no videogame passou de um cão com três cabeças a um verme gigante com cabeça de cão…

Não tenho problemas com referências. Sem ir muito longe, a série Devil May Cry é cheia de referências à Divina Comédia – não precisa mais do que ver os nomes dos protagonistas: Dante, Vergil (Virgílio) e Trish (Beatrice). Mas, se você vai se basear, pode até mudar alguma coisa (estão aí os filmes de super-heróis baseados em quadrinhos que não me deixam mentir) mas pelo menos não mudem tudo. Do jeito que está, o que sobrou dos ossos de Dante em Ravenna deve estar dando voltas e mais voltas no túmulo, ao ver que estão usando a obra dele como desculpa para fazer um clone de um jogo que já não era tudo isso.

Espero que esse jogo seja uma bomba daquelas. Não sei se quero ver um Dom Quixote bombadão, com uma armadura mágica, uma lança que solta fogo e um Rocinante com asas, enfrentando monstros em forma de moinhos de vento para salvar sua amada Dulcinéia das garras do demoníaco senhor das terras de La Mancha…