Recentemente, a Sony começou a vender o PlayStation 2 no Brasil de forma oficial, assim como os jogos de PlayStation 3, pelo preço médio de R$ 250. Não preciso falar que esse é um preço absurdo, ou preciso? “Ah, mas a pirataria, os custos de transporte, bláblá”. Vamos nos convencer de uma vez por todas: essas são desculpas de empresários preguiçosos e/ou safados.
A pirataria? A China é um país pirata por natureza. O México é tão pirata quanto o Brasil ou mais. Mesmo a Espanha tem uma taxa de pirataria bastante alta. E, ainda assim, em todos esses países todos os consoles foram lançados oficialmente – e por preços menos absurdos. Lembrando que a pirataria não é um problema para o PS3, mas outros consoles são pirateáveis, e isso é um problema para as vendas do console da Sony
O transporte? O PS3 foi lançado oficialmente no Chile. Por que não levar também pro Brasil e pra Argentina, o que também ajudaria a diminuir os custos nos três países?
Os impostos? Os impostos principais sobre mercadorias que incidiriam nesses casos seriam o imposto de importação e o ICMS. A alíquota do ICMS é de 12%, enquanto a do imposto de importação seria de 60% (suponho). Pode parecer muito, sim. Mas vamos analisar um exemplo para ver exatamente o que acontece.
Eu poderia pegar o preço do console PS2, mas não vamos ser “last-gen” porque aí já é chutar cachorro morto… Vamos pegar Uncharted 2. A Sony vende por 250 reais, enquanto o preço de tabela nos EUA é de 60 dólares. Esse preço dos EUA não inclui as “sales tax” (o equivalente americano ao ICMS), já que elas dependem da localização e do vendedor. Por exemplo, a própria Amazon não inclui “sales tax” em seus preços, mas sim incluem os impostos de importação – apesar de muitas vezes não existir esse imposto (por exemplo, para artigos produzidos no México). Neste caso sim se aplicam, já que os jogos costumam vir da China.
Como a importação é feita pela própria Sony Brasil, a taxa aplicada para a importação é a comercial. Convertendo os 60 dólares usando um câmbio de R$ 1,75 (está pouco menos que isso, mas como está flutuando em torno a esse valor podemos fazer o cálculo a partir daí), chegamos a um preço de R$ 105,00. Mas claro, os 60 dólares são um preço de venda ao consumidor. A Sony não importa da Amazon, importa da Sony – e não da Sony USA, importa da matriz do Japão, o que implica que os jogos saem diretamente da China. Ou seja, podemos descontar desse preço de 60 dólares a porcentagem prevista do lojista e da Sony USA (que são MUITO grandes, senão a Amazon não poderia vender jogos de PS3 a 40 dólares, como costuma fazer) e o imposto de importação americano.
É razoável supor que, como a Sony Brasil compra muito menos do que a Sony USA, o preço por unidade sairia bem maior. Para efeitos de cálculo, vamos supor (absurdamente) que a unidade saia para a Sony Brasil pelos mesmos 40 dólares pelos quais a Amazon vende nos EUA – ou seja, 70 reais. Aplicando 60%, chegamos a 112 reais. O preço do jogo sem ICMS, tirando 12% de 250 reais, é de 223,21 reais.
Se a minha estimativa do preço pago pela Sony Brasil pela unidade do jogo estiver correta (e eu aposto um pirulito de morango que está bastante próxima da realidade), depois de descontar os impostos temos uma sobra de R$ 111,21 no preço do jogo. Esse valor, praticamente 100% do custo inicial da Sony Brasil, vai todinho para cobrir a porcentagem do lojista e da própria Sony.
Vale lembrar que Halo 3: ODST foi lançado pela Microsoft no Brasil totalmente dublado em PT-BR e por 160 reais. Uncharted 2, de acordo com o serviço de informação ao consumidor da própria Sony, não está dublado (tem apenas o manual em português). Mantendo a mesma estimativa que eu coloquei aí em cima, significa que a MS tem uma sobra de pouco mais de 30 reais – algo bastante mais razoável.
Aí a gente vê o que a Sony faz e pensa em três alternativas:
a) Eles pensam que não vão vender absolutamente nada, e por isso precisam jogar a margem lá em cima. E aí também passam o atestado de burros, porque esperar que Uncharted 2 não vá vender mais ou menos o mesmo que Halo 3: ODST é não ter a menor idéia de mercado.
b) Eles são uns safados e estão vendendo por esse preço pra ver se cola, pra esfolar os infelizes que não têm informação sobre os preços reais das coisas.
c) Eles não dão a mínima pro produto.
Eu acredito, sinceramente, na terceira opção. Acho que a Sony Brasil está auto-sabotando o negócio Playstation no Brasil. Só lembrar o caso do PS1, quando começou a ser vendido por aqui – sem jogos.
Sem contar o que está na página de God of War Collection. Além de estarem vendendo pelo mesmo preço de um lançamento top como Uncharted 2, eles estão falando que é um jogo para 2 a 3 jogadores em cooperativo, e 2 a 10 em on-line. Duvida? Pode ver na loja online da própria Sony.
Acho que eles nunca quiseram entrar nesse negócio, mas foram obrigados pela matriz. Aí estão vendendo caro, mal e porcamente, para perder dinheiro de propósito e depois poder falar pra matriz “tá vendo como videogame no Brasil não funciona?”. Porque a Microsoft pode não estar vendendo barato, mas pelo menos eles estão fazendo força, levando lançamentos simultâneos por preços bastante mais em conta e ajudando as empresas que querem lançar jogos de Xbox 360 no Brasil. É impossível que uma empresa bem mais estabelecida e com muito mais laços no mercado varejista não possa conseguir fazer algo melhor e mais barato do que esse papelzinho que estão fazendo…