Depois de anos de pesquisa, o Professor Oak finalmente repousa no pequeno vilarejo de Pallet. A terceira idade chegou e, com ela, o fim do pique para se aventurar e capturar Pokémon pelo mundo. Se dedicando ao estudo da diversidade de monstros, montou seu laboratório e administra um dos centros de estudo mais renomados. Não é para menos, seu trabalho duro finalmente dava resultados.
Porém, ele sabia que havia muito mais a se ver. Muitos Pokémon para conhecer. É o famoso ditado, só sabemos que nada sabemos. Apesar de sua experiência, a aventura nunca teria fim. Para ajudar os próximos treinadores, pesquisadores e a vida com conhecimento, criou a Pokédex. A pequena agenda eletrônica reuniria dados, habitat e tipos diferentes dos monstros de bolso pelo mundo. Porém, tinha de encontrar alguém que estivesse disposto a ajudá-lo neste projeto.
Vem comigo, vamos formar sempre a melhor equipe
Seu neto, Green Oak era o mais indicado para isso. Um gênio nato, nasceu já tendo uma aptidão perfeita para treinar Pokémon e vontade, não tinha alguém melhor que ele para seguir os passos do avô. Outra criança que cresceu em Pallet, chamada Red, também era promissora. Decidindo por dar a oportunidade para ambos, Oak chamou os dois para dar seus primeiros Pokémon e a missão de preencher a Pokédex com os 150 monstros da região de Kanto.
Bulbasaur, Charmander e Squirtle são parte da primeira grande decisão que eles tomam. E logo veem a grandiosa diferença do que fará em suas jornadas. Eles não são distintos apenas na sua forma e evolução, mas cada um deles pertence a tipos específicos, com vantagens e desvantagens. Green, sendo mais esperto, espera Red escolher para mostrar sua superioridade em combates. Sempre um passo à frente, ele escolhe aquele cujo tipo terá vantagem sobre o seu.
O sistema é simples de se compreender. Quando um tipo tem efetividade contra outro, causa duas vezes mais dano. Se não é muito efetivo, causa a metade. Alguns não causam efeito algum, por exemplo, golpes elétricos em Pokémon terrestres ou golpes normais no tipo fantasma. A complexidade começa quando começam as combinações de tipos. Após uma hora de jogo, Red terá encontrado monstros do tipo Normal/Voador, Inseto/Venenoso entre alguns outros. Tudo seria levado em consideração durante os combates, em prol do avanço. Até os mais fracos do jogo podem oferecer certo trabalho se a sua combinação está em desvantagem.
Após ter todo esse vislumbre, ambos os jovens estão livres para explorar o continente e preencher os dados da Pokédex. Porém, não é uma tarefa simples. Não para crianças de 10 anos. Conforme você avança, descobre que há muitas áreas inacessíveis. Enfrentando os líderes de ginásio, você garante respeito de Pokémon de níveis elevados e acesso a locais diferentes através de técnicas especiais. Cortar árvores, surfar, iluminar locais escuros, voar montado em seu monstro e empurrar enormes blocos de pedra são essenciais para quem deseja encontrar todos.
E estes líderes não são qualquer treinador que você encontra numa rota e te vê de relance. Brock, o primeiro líder, é o chefe de segurança do Museu de Pewter. O Sargento Surge é um soldado que lutou na última grande guerra no mundo Pokémon. Koga, um ninja. Blaine é um cientista que trabalhou num antigo projeto envolvendo a biologia dos monstros. Inclusive, um dos desafios de seu ginásio é um verdadeiro teste de perguntas e respostas relacionado ao conhecimento do desafiante.
Red e Green realizam então que não basta capturar e treinar. Eles tem de se superar e mostrarem serem mestres em tudo para prosseguir em sua jornada e completarem a agenda eletrônica. E não são apenas desafios que encontramos no caminho. Bill, o pesquisador que desenvolveu o sistema de boxes, te dá valiosas dicas e itens para ajudá-lo. Os pesquisadores que trabalham para o Professor Oak vão de encontro a você, para checar seu progresso e premiar caso atinja certos números. Não há tanto apoio, mas toda ajuda é bem-vinda, não é mesmo?
A minha vida é fazer o bem vencer o mal
Porém, neste mundo de aventuras o perigo é bem maior. Além dos oito líderes de ginásio, que são verdadeiros mestres de determinados tipos de Pokémon, temos também a Equipe Rocket. O grupo criminoso, além de experimentos que realizam com os monstrinhos, também rouba e é responsável por preencher toda a região com pavor. Red é o primeiro a ter contato com eles, enfrentando seus membros enquanto tentam roubar fósseis de pesquisadores no Mt.Moon.
Escondidos entre civis e preenchendo vários locais com seus crimes, surge um terceiro objetivo: proteger o mundo da devastação e fazer os vilões decolarem na velocidade da luz. Kanto é uma região fragilizada, os cidadãos vivem num período difícil pós-guerra e estão voltando a se reestruturar. Aproveitando-se disso, os grandes bandidos agem. Inclusive, uma das maiores empresas de tecnologia do continente, a Silph Co., é dominada com todos empregados sendo feitos de reféns. Tudo para botar as mãos na Master Ball, item capaz de capturar qualquer Pokémon sem resistência. A única coisa que se interpõe no caminho deles é Red.
Apesar de Green ser um perito e sempre ser mostrado como o mais inteligente, é Red que sempre aparece no lugar e na hora certa. Os mais cautelosos diriam que é justamente o contrário, mas com coragem ele sempre conta com a ajuda de seus Pokémon para vencer os desafios. Usar os monstros como ferramentas funcionava para alguns mas, para Red, eles são como parceiros. E isso era visto nos combates, com o poder da amizade sempre se sobressaindo.
Desafios vou encontrar e os enfrentarei
Red mostra que, apesar dos perigos, a coragem e união tinham que estar sempre a postos. Aprendendo com os demais e vencendo os combates, isso se une à própria estratégia que ele tem de criar. Kanto não é um lugar para os fracos. Dos 150 monstrinhos que podem ser capturados, ele pode levar apenas seis consigo. Alguns deles, evoluem apenas se trocar com os amigos. Outros através de pedras místicas especiais. Enquanto aprende e cresce, compreender como cada um deles funciona é que se tornará a chave para o sucesso.
Vencer os oito líderes de ginásio, derrotar a Equipe Rocket e liberar todas as áreas da região, mesmo assim, não são o suficiente para encontrar todos os Pokémon. Ainda há uma última caverna, localizada ao norte de Cerulean, cuja entrada só é permitida para quem se mostrar um Mestre Pokémon. Lá dizem conter o monstro mais forte, cercado de outros poderosos. Aquele que recebe as insígnias dos ginásios tem o direito de desafiar a Elite dos 4 e enfrentar o Campeão para alcançar o título, e a jornada te leva até este ponto.
Se Red teve problemas com os líderes, a Elite dos 4 aparece para mostrar que com eles é outro nível de desafio. Lorelei, Bruno, Agatha e Lance não são apenas experts, são os melhores treinadores que a região possui. Inclusive, Agatha é totalmente contra os métodos do Professor Oak e você vê nela um grande ponto contrário de tudo que passou até ali. Para a anciã, que foi rival do pesquisador, ele que merecia estar no topo da Liga e que toda aquela pesquisa era perda de tempo.
Se Red achou que seu jeito de viver nunca teve ninguém igual, achou errado. Ele estava seguindo exatamente os mesmos passos do pesquisador. Aquela não era uma nova aventura, era uma repetição de fatos do passado. Onde pararíamos se apenas pisarmos nas pegadas dos demais? Chegaríamos apenas onde aquelas pessoas já chegaram. E apesar de ter uma vida plena, Oak não obteve sucesso em sua pesquisa.
Red pode estar no encalço da Elite dos 4 e desafiar os treinadores mais habilidosos, mas isso é apenas um degrau rumo ao seu grande objetivo. Completar a Pokédex ainda é o alvo e, para isso, não basta ser o maior pesquisador. Assim, pararia no mesmo lugar que seu mentor. Ele tem de se tornar também o melhor treinador. E, enfrentando Agatha, percebe em que ponto ambos pararam em suas vidas e aonde ir além. Se os caminhos separados não obtiveram o sucesso que desejavam, bastava dar um jeito de unir ambos.
Pokémon, temos que pegar
No topo, Green espera para o último embate. Como o atual campeão, basta vencê-lo para conseguir o título e poder desbravar as demais áreas de Kanto atrás dos monstros mais fortes e desconhecidos. Red voltaria a sentar tranquilo após toda a sua jornada, completando a Pokédex e se tornando o treinador mais forte do continente? Em um dos pontos da aventura, em Cinnabar, viu que o monstro mais poderoso era, na verdade, um clone. Uma tentativa da Equipe Rocket de ter um lendário monstro. Mewtwo era clone de Mew. E onde estava Mew? Se eram 150 Pokémon, então existiam mais?
Rumores apontavam que havia um lendário Pokémon dragão na reserva da Zona Safari. O local, protegido de combates, era o verdadeiro oásis para quem procura por raridades. Cartazes apontavam monstros de bolso criados ciberneticamente e sendo vendidos no cassino de Celadon. Contos antigos também falavam sobre três pássaros, um de fogo, um elétrico e um de gelo, tão poderosos que poderiam mudar o clima e que se escondiam nos locais mais distantes do mapa. Algumas pessoas alegando terem visto um Pokémon ancestral próximo a um caminhão próximo ao porto da cidade de Vermillion. A liberdade e o poder estão lado-a-lado para uma infinidade de descobertas.
Chegando na mesma “iluminação” que Oak teve, ele percebe que a aventura nunca teria fim. Porém, com a pouca idade que tem, volta a se erguer. Havia inúmeros Pokémon e encontrar os 150 em Kanto, mesmo faltando o 151º, era apenas um dos capítulos que ele sabia que passou. Então, bastava calçar seus sapatos, apertar o botão B para correr e seguir para o próximo continente: Johto. Seria uma nova jornada, com novas emoções. Mas Red ainda tinha monstros de bolso a pegar.