Skip to main content

Já que estamos próximos do lançamento do novo Call of Duty Black Ops: Cold War. Segundo o próprio teaser trailer lançado essa semana, devemos conhecer nossa história, então nada mais justo do que relembrar todos esses anos de lançamentos cheios de altos e baixos que a franquia tem passado.

Das loucuras futuristas até as guerras da velha guarda, a franquia prevaleceu intocável nas vendas, lançamento após lançamento, desagradando alguns e agradando outros, e se mantendo por muitos anos no topo com o multiplayer mais jogado em todas as plataformas. Dado isso, convido os “Codistas” de plantão para relembrarmos os mais amados jogos da franquia até o momento.


10. Call of Duty: Ghosts

O estreante da franquia na geração dos consoles Xbox One e PS4, Call of Duty: Ghosts foi envolvido em grandes polêmicas como reaproveitamento de cenários e de cenas já conhecidas na série. Teve seu sucesso, mas está longe de ser o favorito.


9. Call of Duty: Modern Warfare 3

O fim da primeira era das guerras modernas na série, Modern Warfare 3 trouxe insatisfação para o público, principalmente em relação a seu antecessor bem sucedido, mas ainda tinha seus 10 centavos de carisma, concluindo a linha de história iniciada em 2007. Foi o princípio de uma futura queda.


8. Call of Duty: Modern Warfare (2019) / WarZone

O estrondoso “comeback” da franquia na nova geração veio acompanhado de WarZone, o Battle Royale desse incrível reboot que trouxe os antigos sentimentos de volta com muita qualidade. Contudo, o saudosismo ainda fala mais alto quanto se trata de COD, por isso a 8ª posição.


7. Call of Duty: World at War

World At War possuiu um grande fardo para ser carregado, devido ao “boom” da franquia. Com um multiplayer agradável, destaque realmente ficava pelo começo do Zumbis, o modo secundário mais amado dentro da franquia COD.


6. Call of Duty: Black Ops 4

O último da saga Black Ops desempenhou bem seu papel. Infelizmente, a ausência de uma história principal talvez tenha prejudicado sua posição dentro da comunidade gamer, mas com um multiplayer sólido, acabou sendo o precursor da era Battle Royale.


5. Call of Duty 2

Esse é o Call of Duty que fez a sexta geração de consoles sentir o gostinho do que temos hoje. Com um multiplayer já impressionante para a época em que lançou, merece ocupar uma posição nesse top 10 pelo saudosismo que desperta.


4. Call of Duty: Modern Warfare 2

Modern Warfare 2 trouxe elementos novos muito bem aceitos para o clichê Multiplayer da saga. Na época, foi elogiadíssimo pelos seus belos gráficos, jogabilidade altamente fluida e retrato das guerras contemporâneas, juntamente com a campanha mais memorável da saga e icônicos personagens que deixaram saudades.


3. Call of Duty: Black Ops 2

O estreante futurista teve um sucesso arrebatador durante muitos anos, sendo o jogo mais vendido da saga e o multiplayer mais jogado do mundo. Quebrando recordes e barreiras de vendas, Black Ops 2 trouxe uma imersão para o modo Zumbi nunca vista até então, e ainda envelheceu maravilhosamente bem, sendo considerado por muitos o melhor.


Chegamos então na hora do “RAGE”, onde separamos os “homens dos meninos”. As duas últimas posições geram desconforto e dúvida para toda a comunidade. Codistas ou não, todos têm um desses como um favorito.

2. Call of Duty 4: Modern Warfare

Esse que é o responsável por pavimentar esta estrada que ainda trilhamos, o pai da linha Modern Warfare trouxe a ascensão do multijogador com sua mecânica de recompensas por baixa. É sem dúvida o progenitor do que conhecemos hoje, sendo muito elogiado por seus gráficos e campanha extremamente bem feitos.


1. Call of Duty: Black Ops

A escolha do topo foi extremamente difícil. Black Ops representou a oportunidade de igualar um multijogador para todas pessoas, com uma campanha principal impecável e o modo zumbi com todos os elementos necessários para ser o mais viciante possível, marcando a história. Todo fã da série almeja pelo retorno desse clássico e, mediante os novos anúncios, aguardamos ansiosos para que o próximo capítulo seja um jogo à altura.


A franquia Call of Duty teve momentos memoráveis na história para grande parte da parcela gamer, procurando redenção pelos diversos erros cometidos ao longo dos últimos anos e buscando trazer de volta suas raízes perdidas.

Vale lembrar que as opiniões podem divergir quanto à ordem de cada game, mas que todas são importantes e todo fã da franquia tem o seu favorito.