Hoje em dia, os jogos digitais, mais conhecidos como videogames, podem ser vistos em todos os cantos e recantos do mundo. Para algo que foi considerado um hobby “geek” no passado, tornou-se uma das formas mais onipresentes de mídia ao redor.
No entanto, antes do início da era digital, não era tão prevalente quanto você imagina. Quando tudo ainda estava em mídia física, como cartuchos e discos, os jogadores teriam que ir às prateleiras das lojas reais para tentar encontrar o jogo que queriam. Hoje em dia, tudo o que se precisa fazer é abrir o sistema de jogo de sua escolha, inserir o jogo que deseja e clicar em pesquisar, e pronto! Incrível, certo?
Acho que a distribuição de jogos digitais é um dos aspectos dos jogos modernos que é severamente subestimado e subestimado. É por isso que, neste artigo, discutiremos o processo de como esses jogos digitais são distribuídos em primeiro lugar, os dois tipos diferentes e quais são os prós e contras de ambos os processos na indústria de jogos como um todo.
Em primeiro lugar, como os jogos são distribuídos?
A partir de hoje, os jogos ainda estão sendo distribuídos de duas maneiras: digital e fisicamente. Em termos simples, isso é representado por jogar um jogo de um disco ou jogar seu jogo depois de baixá-lo em um determinado mercado de jogos online.
Antes da internet se tornar uma base tão global da sociedade, a distribuição física era o rei. Os jogadores compravam seus jogos em lojas de videogame, caixas e estojos de videogame faziam parte da experiência, e muitos jogadores usavam as cópias físicas para construir sua coleção de jogos.
Mas, à medida que a internet cresceu, vimos que mais e mais jogos mudaram para distribuição digital. Temos lojas online de fabricantes de jogos como Playstation, Xbox e Nintendo, todas com lojas online onde você pode baixar seus jogos na internet.
Fora das lojas de jogos de console, as lojas de distribuição de jogos digitais para PC são igualmente populares e existem há muito, muito mais tempo. Lojas como Steam e Epic Games Launcher viram milhões de downloads de jogadores de todo o mundo.
Com essa mudança para a distribuição digital, você pode perguntar: “quais são os benefícios reais da distribuição digital sobre a física?” Bem, você está no artigo certo, meu amigo.
Quais são os prós da distribuição de jogos digitais?
• Conveniência
Esta é talvez a vantagem mais óbvia que a distribuição de jogos digitais traz para os jogadores: conveniência. O fato de você não precisar ir a uma loja de videogames para comprar o jogo mais recente é uma dádiva de Deus! Hoje em dia, tudo que você precisa fazer é clicar em download ou comprar e seu jogo será baixado para você em um instante!
• Preços mais baratos
As versões digitais dos jogos costumam ser mais baratas que as físicas. Isso ocorre porque você não está pagando pelo disco do jogo, pela caixa do jogo e por todos os outros materiais necessários para uma cópia física do videogame.
A distribuição de jogos digitais também é muito mais barata para o fabricante de jogos pelo mesmo motivo.
• Você pode economizar muito mais espaço físico em sua configuração de jogos
Como esses jogos são distribuídos digitalmente, você não precisa se preocupar em liberar espaço para discos ou cartuchos em sua casa. Todos os seus jogos serão armazenados na memória do seu sistema de jogos (geralmente em um disco rígido ou SSD) e pronto.
Isso também significa que a quantidade de jogos que você pode ter não é limitada pela quantidade de espaço que você tem em sua casa. O único limite é a quantidade de armazenamento que você tem no seu sistema de jogo.
• Você pode esperar menos falhas em comparação com cópias físicas de jogos
Com a distribuição de jogos digitais, você pode esperar que seus jogos tenham menos problemas em termos de hardware porque eles são de fato digitais. Você não terá que se preocupar com um CD arranhado ou um cartucho de jogo empoeirado, que foram problemas enfrentados por jogadores mais antigos por aí.
• É mais ecológico distribuir jogos online
Este é um acéfalo. Como não há cópias físicas, discos físicos ou caixas de jogos físicas que precisem ser fabricadas, a distribuição de jogos digitais permite uma maneira muito menos onerosa de distribuir jogos sem prejudicar o meio ambiente e criar mais lixo eletrônico no mundo.
Isso significa que a distribuição física está morta?
Com todos os profissionais acima mencionados da distribuição de videogames digitais, você pode começar a se perguntar por que as empresas de jogos ainda se preocupam em fazer cópias físicas de seus jogos e essa é uma pergunta válida. No entanto, ainda existem razões muito legítimas para as empresas de jogos manterem cópias físicas. Aqui estão alguns deles, do nosso ponto de vista.
• É uma tradição da comunidade de jogos colecionar esses jogos
Se você conhece algum jogador que se preze, sabe que eles seriam os primeiros a mostrar sua própria coleção de videogames. Seja uma grande biblioteca de jogos clássicos ou uma coleção de seus próprios favoritos, ter cópias físicas de jogos permite que os jogadores exibam os videogames que adoraram ao longo dos anos.
• Ele permite que os jogadores emprestem e compartilhem videogames com seus amigos, familiares e entes queridos
Outra grande razão pela qual os jogos físicos ainda são úteis é que eles permitem que os jogadores emprestem facilmente esses jogos para quem quiserem. Tudo o que eles precisam fazer é entregar o disco e lá vamos nós! Contar ao seu amigo sobre seu jogo favorito e deixá-lo experimentar por si mesmo é sem dúvida uma das alegrias de estar na comunidade de jogos em primeiro lugar.
• As cópias físicas de jogos permitem que as empresas de jogos sejam criativas com seus lançamentos de videogame
Por meio de cópias físicas de jogos, as empresas de jogos têm a capacidade de fazer edições especiais ou versões criativas de como podem lançar seu jogo. Vimos discos de videogame que incluem estátuas e figuras ou armas de modelo especial do jogo, que contribuem para gerar hype para o jogo antes de seu lançamento. Também serve como um ótimo item de colecionador para entusiastas de videogames por aí.
No final do dia, há uma razão pela qual as duas versões de distribuição de jogos digitais existem. Ambos têm suas vantagens claras sobre o outro e quem disse que só precisamos ter um deles na indústria de jogos, afinal? O importante é que os videogames continuem sendo divertidos para o jogador, não importa como sejam distribuídos e fornecidos ao público em geral.