Faltam menos de três meses para o lançamento do remake de Resident Evil 3. Assim sendo, não poderíamos deixar passar a chance de lançar um Freakview iluminando diversos fatos poucos divulgados da história dos três primeiros jogos, tidos como os favoritos dos fãs. A trilogia de Resident Evil circula em torno das montanhas Arklay e Raccoon City, uma cidade tão icônica quanto Silent Hill. Logo que a infestação causada pelo T-Vírus se apossou da cidade, o pesadelo de muitos começou e terminou lá mesmo. Por outro lado, também permeou a vida de muitos outros.
Morte dos membros do S.T.A.R.S
S.T.A.R.S, ou literalmente Special Tactics And Rescue Service, são os agentes mais bem treinados do Departamento de Polícia de Raccoon City. A elite da elite, é dividida entre dois times, Alpha e Bravo. Durante os eventos do primeiro ao terceiro jogo, vemos como sete dos doze membros originais encontraram seu fim. Bem como a população de Raccoon City, os membros da equipe jamais imaginariam encontrar com as terríveis criaturas criadas pela Umbrella Corporation. Ainda mais que seu líder, Albert Wesker, era quem os liderava para essa armadilha mortal.
No dia 24 de Julho de 1998, a equipe Bravo é enviada às montanhas Arklay por ordens de Wesker. Logo que chegam ao local, o contato com o time é perdido quase que de imediato, e Wesker, após conversar com um dos membros da Umbrella via telefone, avisa Barry Burton para preparar o helicóptero. A equipe Alpha está indo investigar e resgatar os membros da Bravo. Assim, na abertura do primeiro jogo, vemos como cada um dos membros encontrou seu fim, mas para aqueles que deixaram passar essas informações, aqui está cada morte dos membros dos S.T.A.R.S.
Joseph Frost
Pouco se sabe do homem conhecido como Joseph Frost. O que se sabe é que foi o único membro da equipe Alpha a morrer no primeiro jogo. Logo, nos resta procurar dentro da série informações sobre o personagem, o que acontece em Resident Evil Outbreak. O texto revela que Frost era responsável pelo gerenciamento de equipamento e manutenção, possuía um humor contagiante e usava uma bandana, sua marca registrada.
No entanto, Joseph também era violento e agressivo quando necessário. Além de um pouco covarde, pois tendia a correr em momentos súbitos. Logo, podemos entender sua morte durante a abertura de Resident Evil 1, onde o mesmo é destroçado por uma matilha de Cérberus que rondavam a mansão Spencer.
Kenneth J. Sullivan
Logo após a queda do helicóptero da equipe Bravo, a mesma se separou, com Rebbeca e Edward indo para o trem de Resident Evil 0, e os outros membros para a mansão Spencer. Assim que entramos na mansão e nos deparamos com o primeiro zumbi, encontramos o cadáver de Kenneth já devorado em grande parte. Na cutscene podemos ver o terror que ficara estampado na face do homem ao ver sua garganta rasgada pela mordida do morto vivo icônico de Resident Evil 1. Portanto Kenneth é o segundo membro da S.T.A.R.S que vemos morrer.
Ainda existem duas curiosidades sobre a morte de Kenneth. Caso o jogador não mate o primeiro zumbi e retorne um tempo depois à sala, o corpo de Kenneth terá sido devorado quase que por inteiro. Ao mesmo tempo, o jogador pode revistar o corpo de Kenneth na versão HD do jogo e encontrar a gravação de sua câmera pessoal, que mostra os momentos finais do soldado. Com 43 anos e conhecido por ter habilidade semelhante a de Enrico Marini, líder da equipe Bravo, Kenneth morrerá de maneira “tola”, ao ser devorado por um zumbi tão lento. Mas ainda assim é compreensível, afinal não é todo dia que se vê um cadáver ambulante faminto vindo em sua direção.
Edward Dewey
Edward foi o único membro da S.T.A.R.S a embarcar com Rebecca Chambers no Ecliptic Express. Conhecido por ser o responsável pela reta-guarda da equipe, Edward era um promissor oficial de apenas 26 anos. Frequentemente elogiado pelas suas habilidades como atirador de elite, o jovem co-piloto da S.T.A.R.S trouxe consigo seu rifle de precisão, o que é uma péssima arma contra uma horda de zumbis sedentos, cérberus e sanguessugas virulentas. Assim, Edward foi infectado a bordo do trem da morte da Umbrella em Resident Evil 0, tornando-se mais um na massa da horda da morte.
A parte mais intrigante e trágica na realidade é que a missão da Bravo Team não necessitava realmente de um co-piloto. De acordo com os arquivos encontrados durante os games, o policial de Raccoon City, Kevin Dooley, havia tomado frente em pilotar o helicóptero para o Bravo Team em Resident Evil 1. Então fica a pergunta: Edward foi de maneira voluntária como co-piloto, ou fora forçado por Wesker?
Forest Speyer
Forest possuía o cargo de Omni Man do Bravo Team, ou seja, era o responsável por manutenção de armas, equipamentos e veículos da equipe. Além disto, Forest possuía talentos em segurança tecnológica e era um excelente atirador de elite, sempre competindo com Chris Redfield em concursos de tiros na R.P.D.. Forest possuía apenas 29 anos durante o acidente que matou cinco dos seis membros do Bravo Team, e é encontrado já morto dentro da mansão Spencer.
Muitos acreditam que Forest fora morto pelos corvos que comeram seus olhos, no entanto existem provas contrárias. Logo que chegamos ao fim do corredor que leva ao East Balcony, onde o corpo de Forest está, podemos ver uma larga mancha de sangue na parede, assim indicando que o mesmo já estava ferido após combater algum morto vivo. Forest é o membro da Bravo com mais aparições, e após virar um zumbi, Forest se mostra mais ágil que os demais. Ele inclusive pode ser utilizado no modo multiplayer de Resident Evil 1 para DS, chamado de Deadly Silence, além de ser o único zumbi no modo One Dangerous Zombie. Neste modo, os jogadores devem fugir do zumbi de Forest, o único na mansão, que usa um colete de granadas que caso seja atingido ou capture o jogador, explode instantaneamente.
Richard Aiken
Richard Aiken era o especialista em comunicações da equipe Bravo. Logo que conseguiu refúgio na mansão e após se separar de seus companheiros, Richard começou a fugir dos mortos vivos da mansão. Assim que chegou ao sótão, tentou comunicação com a R.P.D. Neste momento, Richard é atacado pela serpente gigante contra a qual lutamos em Resident Evil 1. Ferido e lutando contra a morte, quando o encontramos na mansão ele está sendo tratado por Rebecca Chambers, após salvá-la da mesma serpente.
Richard é morto dentro dos laboratórios subterrâneos da Umbrella Corporation. Assim que se reencontra com Chris, pula em seu caminho para evitar que Chris seja devorado por um dos tubarões infectados que rondam a área. Antes de morrer, Richard deixou uma última carta para sua namorada, onde diz se arrepender de não ter conseguido salvar sua irmã mais nova e que desejava proteger todas as pessoas que pudesse.
Enrico Marini
Enrico Marini era membro do esquadrão Bravo da S.T.A.R.S.. Após o acidente, Enrico também conseguiu fugir para dentro da mansão. No entanto, também já desconfiava de que Albert Wesker estivesse sendo pago pela Umbrella Corporation e fosse o rato dentro da S.T.A.R.S.. Sem poder falar sobre sua descoberta para ninguém, Enrico encontra seu fim com uma bala disparada pela Samurai Edge de Wesker.
Brad Vickers
O último membro S.T.A.R.S a ser morto na cronologia original de eventos de Resident Evil é Brad Vickers. Era visto como o “gatinho assustado” do Alpha Team e não estava presente nos acontecimentos do primeiro jogo. Vickers encontraria seu fim tempos depois, durante a propagação do T-Vírus em Raccoon City. Logo após se encontrar com Jill e avisá-la de que algo estava caçando os membros da S.T.A.R.S, ele se dirige à delegacia, onde é seguido por Jill. Quando ela chega antes no local, ambos presenciam a primeira aparição do “Perseguidor”.
Criado na união das células Americana e Europeia, a arma bio-orgânica mais famosa da Umbrella surgira: Nemesis, um Tyrant colossal, extremamente inteligente com ordens de matar todos os membros restantes da equipe. Dessa maneira, a gigante criatura agarra Brad pela cabeça e trespassa seu crânio com seus tentáculos, fazendo com que os últimos momentos do agente sejam do mais puro pavor e desespero.
Documentos inquietantes em Resident Evil
Assim que ass equipes Bravo e Alpha adentraram a mansão Spencer, ambas tiveram visões do horror que ali se acomodara. Diferente dos outros jogos da franquia, que se passam em cidades, vilarejos etc., na mansão Spencer os jogadores tem uma visão mais singular dos efeitos destrutivos do T-Vírus e a primeira aparição do G-Vírus, responsável por aqueles zumbis mais poderosos e ágeis. Trabalhando bem a temática “Haunted House”, Resident Evil 1 ainda é em minha opinião o mais aterrorizante jogo da série.
Com o remake, foram adicionados novos aspectos à Mansão Spencer que são de arrepiar os cabelos, e muitas destas novas informações se encontram na forma de documentos. Espalhados pela casa, alguns documentos citam remorsos, últimos momentos e até mesmo perdão pelos crimes cometidos ao longo de anos, meses, dias e horas em relação à crise.
Keeper’s Diary
Um dos primeiros e mais marcantes documentos encontrados pela mansão é o Keeper’s Diary. Começando no dia 9 de Maio, nosso escritor desconhecido escreve que jogara pôquer com alguns outros moradores da mansão e ali conhecera Steve, um dos pesquisadores. Logo após isso, em 10 de Maio ele é chamado por um superior e se torna encarregado de alimentar o que ele chama de “Gorila sem pele”, mais provavelmente se referindo aos Hunters e como o mesmo apenas se alimentava de animais vivos.
Assim que dois dias se passam, o homem começa a sentir coceiras pelo corpo e não alimenta os cães, por estarem o olhando de maneira “estranha”. Quatro dias depois disso, descobrimos que os pesquisadores que tentaram fugir foram alvejados e mortos, e nosso amigo agora sua e sente coceira o tempo todo. Após coçar um pedaço inchado do braço, solta um pedaço de carne podre de seu corpo. Nos próximos dias, a condição mental dele seria a mesma de uma criança iletrada, e depois a de um animal que um dia teve um semblante de faculdades mentais.
[miptheme_quote author=”Spencer Mansion Keeper” style=”text-center”]May 19, 1998 Fever gone but itchy, Today hungry, eat doggie food. May 21, 1998 Itchy itchy, Scott came, ugly face so killed him. Tasty 4………..~Itchy/ Tasty[/miptheme_quote]Através do Keeper’s Diary, é possível acompanhar a degradação mental causada pelo T-Vírus. Desde a primeira página, podemos reparar que o antigo guarda da mansão era alguém um tanto quanto “chucro”. Mas ainda assim, a degeneração ocorrida tanto física quanto mentalmente é terrível. Quando encontramos seu quarto, vemos uma bagunça e lá podemos ver também o guarda e o “delicioso” Scott.
Nota suicida
Encontrada no quarto 001 dos dormitórios da mansão, a nota de suicídio é escrita pelo homem que agora se encontra enforcado no mesmo quarto. No entanto, antes de morrer, nosso amigo enforcado matou seu colega Robert, na banheira do quarto, logo que fugiram dos infectados e conseguiram um refúgio. Robert estava infectado e não “queria” se tornar uma criatura infectada, assim pedindo auxílio do colega para morrer. Infelizmente Robert acabou se tornando um zumbi e seu amigo se enforcou acreditando ter liberto o colega de um destino pior que a morte.
Assim que terminamos de ler a nota, é possível ler o verso da mesma. Logo vemos a mensagem “Linda, Por favor me perdoe…”. Da mesma forma como muito dos envolvidos no projeto do T-Vírus, este homem sem nome morreu cheio de remorsos e tristeza, ao ver o que sua pesquisa libertara na mansão, dessa forma transformando o local em um antro de morte e pesadelos. Bem como outros pesquisadores, ele escolhera o suicídio ao invés de experimentar na pele o poder de sua própria criação.
V-Act Researcher Notes
Assim que chegamos em determinado momento do jogo, somos apresentados a uma nova variante de criaturas, os Crimson Heads. Logo que os vemos, sabemos que algo está diferente nestes zumbis. Além da pele vermelha, dos movimentos mais ágeis e agressivos, os mesmos se levantam de maneira quase que estratégica. Encontrado no laboratório B3, mais precisamente na sala de operações, essa nota explica como ocorre a transição de um zumbi para um Crimson Head.
Da mesma forma como um infectado padrão pelo T-Vírus, os Crimsom Heads começam sua “vida” como um zumbi normal. Logo após sofrer danos consideráveis, o mesmo pode entrar em um estado de suspensão momentânea. Neste momento, as células virais irão trabalhar de duas a três vezes mais, reforçando a musculatura e tornando o indivíduo mais agressivo. Ou seja, caso o cérebro esteja intacto e o corpo não seja queimado, o zumbi irá se fingir de morto – exato, ele irá se regenerar em uma nova forma ainda mais letal e violenta como Os Crimsom Heads. E nós os odiamos!
A parte mais preocupante, no entanto, e que demonstra toda a inumanidade dos experimentos conduzidos pela Umbrella, se encontra aqui. Logo que terminamos o puzzle das máscaras na tumba subterrânea da mansão, um caixão cai ao chão e de lá surge o primeiro Crimsom Head. Esse, além de ser o primeiro do jogo, foi o primeiro que os cientistas da Umbrella viram e aprisionaram, pois mesmo após matar inúmeros membros da empresa, ainda era muito “valioso” para ser descartado.
Researcher’s Will
Escrito por Martin Crackhorn e encontrado no segundo andar da mansão, este testamento contém as últimas palavras de Martin, dedicadas a Alma, que pode ser sua ex-namorada, viúva, irmã ou apenas uma amiga. A carta cita como o T-vírus é destrutivo e perigoso, transformando todos os infectados em criaturas famintas e sedentas. E que enquanto o mesmo escreve, consegue ouvi-las contra sua porta, arfando e rosnando, apenas esperando a chance de devorá-lo.
Logo descobrimos que Martin foi “caçado” pela Umbrella até que o mesmo aceitasse participar do estudo do T-Vírus na mansão Spencer, e que não conseguia contato algum com o mundo externo, já que um “homem de óculos escuros” sempre o impedia. O que mostra o envolvimento de Wesker nas operações da Umbrella desde antes do acidente com o vírus. Coincidentemente, caso jogue com Jill, a carta estará intacta, enquanto caso o jogador jogue com Chris, esse segmento que cita Wesker terá sido rasgado.
A carta acaba com Martin dizendo que uma hora após terminar de escrever a carta, terá morrido e deixará esse plano para trás. Infelizmente, Alma jamais receberia a carta de Martin, mantendo sua morte como um dos vários mistérios das montanhas Arklay.
Simbolismo da Mansão Spencer
Basta olhar para a opulenta Mansão Spencer que podemos reparar que Oswell E. Spencer não conteve gastos para criar uma réplica perfeita da mansão original que fica na Europa. Criada e construída por George Trevor, a mansão Spencer resgata em sua concepção toda a estética Vitoriana. E tal qual era o objetivo da mesma durante a época de 1837 a 1901, o objetivo era mostrar toda a sabedoria, riqueza e bagagem cultural que os moradores da casa possuíam.
O estilo vitoriano presava por grandes salas e casas com numerosos cômodos. Sempre altos, com móveis rebuscados e entalhados, luxuosas tapeçarias, pinturas cerâmicas, além de itens e decorações estrangeiras. Candelabros pesados e rebuscados pendiam dos tetos altos que cobriam salas, quartos, bibliotecas e escritórios nas grandes casas da época. Assim, as casas do período vitoriano se tornaram icônicas, sendo vistas em games como Resident Evil, Tomb Raider, Clock Tower.
Mas como sempre, a beleza sempre dá lugar a algo pior. Assim que George terminou de construir a mansão, ele, sua esposa e sua filha Lisa foram convidados para passar uns dias na mansão. George enviou sua esposa e filha, devido ao fato de estar ocupado com o trabalho, assim sem poder ajudar sua mulher e filha, que se tornaram cobaias da Umbrella. George se escondeu em uma passagem secreta que construira, um dos motivos do porque fora contratado por Oswald. Faminto e desidratado, George definhou dentro da própria casa maldita que ajudou a levantar. Seus puzzles o prenderam lá dentro e amaldiçoaram para sempre sua filha, a pequena Lisa, a progenitora do G-Vírus.
Tanto a mansão Spencer, quanto as casas da época vitoriana, mostram uma beleza exterior, ocultando a podridão interna – no caso da mansão Spencer, os terríveis experimentos e criaturas que aconteciam e nasciam em seu subsolo. Nas demais casas vitorianas, a exploração violenta e cruel da Europa sobre outros países, como a China, Africa e regiões do Oriente Médio.
A tragédia de Lisa Trevor
Após ter sido sequestrada pela Umbrella, o pesadelo de Lisa iria começar. Como as outras notas acima e os Crimsom Heads, Lisa Trevor foi inserida na série Resident Evil com o remake de 2002 para o Game Cube. Junto de sua mãe, a Umbrella injetou em ambas diferentes versões do Vírus Progenitor. A mãe de Lisa, com o tipo A, e Lisa com o tipo B. No entanto, a febre e violência do vírus foram demais para a mãe da garota, que morreu, enquanto que Lisa se mostrou uma cobaia excelente e próspera.
Lisa foi adicionada à série após o sucesso de criaturas como Mr.X e Nemesis na série. Logo, com a vinda do remake para a plataforma da Nintendo, a Capcom resolveu criar uma nova criatura e uma origem para o G-Vírus. Lisa, após ter sido infectada, se mostrou resiliente a diversas culturas virais e a longas sessões de torturas, sendo praticamente imortal. Durante uma das diversas experiências da qual participou, fora injetado na “garota” uma cepa do NE-α, um parasita que no futuro criaria Nemesis. No entanto, o organismo da menina assimilou o espécime e converteu sua mutação para si mesmo.
Assim que descobriu isso, um pesquisador deu ao novo vírus criado no organismo de Lisa o nome de Golgota Virus, ou G-Vírus. Mas o nome do pesquisador? William Birkin. A palavra Golgota, se refere ao Calvário onde Jesus Cristo fora crucificado. O significado é de “caveira” ou seja, um local onde crânios são amontoados e onde se acredita que o crânio do primeiro homem Adão estaria, e onde a encarnação de Deus foi assassinada pela raça humana. Um local de poder bruto, titânico e talvez até mesmo maligno.
Motivos escusos nas sombras da Mansão
A utilização do nome Golgota pode ser atribuído ao fato do vírus matar e “ressuscitar” aqueles contaminados com ele. Afinal, Cristo foi morto e ressuscitou dias depois. Ou ao fato de que Spencer desejava criar uma nova raça de humanos, com Wesker e o T-001 sendo seu “Adão”. Talvez até mesmo ao fato de que Lisa “morreu” e retornou em prol da pesquisa da Umbrella Corporation, sendo que o termo sacrificada na realidade seja mais correto no caso dela.
O nome Lisa, no hebraico, significa “Promessa de Deus”, em termos livres, enquanto seu sobrenome Trevor vem do galês, significando “Casa”. George Trevor construiu a “casa” onde Lisa, agora presa pela sua vida miserável, vaga com a “Promessa de Deus” dentro de si, um vírus mortal e perigoso correndo por suas veias.
Lisa jamais abandonou a mansão, mesmo tendo fugido do laboratório. Lisa busca por sua mamãe, que infelizmente morrera com o vírus progenitor. No entanto, a Umbrella conseguiu mais de uma sósia para ser a “mãe” da garota durante os anos em que a mesma esteve sob comando deles. Todas elas foram mortas pela garota, que criou uma máscara com a pele de seus rostos, pois sabia que elas eram apenas “cópias” de sua mãe.
Logo, com o passar dos anos, o corpo de Lisa começou a definhar, independente de sua imortalidade. Se retirarmos o modelo da máscara de Lisa, podemos ver que seu couro cabeludo já apodrecera, a mesma não possui a mandíbula inferior, e tentáculos semelhantes aos de Nemesis saem de suas costas, devido à absorção do parasita. Além de um grande olho em suas costas, que funciona no lugar de seu único olho na face, tão branco e leitoso quanto a luz da lua, que ilumina os passos da garota perdida na mansão Spencer, em busca dos corpos de seus pais.
A simbologia de Lisa em Resident Evil
Lisa Trevor é vista em primeira mão como uma criatura horrenda e que deve ser morta na primeira oportunidade. No entanto, a verdade é bem diferente, tanto no sentido literal da coisa, quanto no figurativo. Lisa não pode ser morta, mesmo tendo o corpo todo devastado pelas torturas e tentativas de assassinato da empresa, e se recusa a morrer, tendo sobrevivido até a pequenas explosões. Logo descobrimos que a mesma, assim como o vírus dentro de si, não precisa de repouso ou alimento, apenas calor.
Com sua aparência aberrante, Lisa passa a imagem de dor e sofrimento constante. Em uma das paredes de sua cabana, é possível encontrar inúmeras ataduras ensopadas e endurecidas pelo sangue seco e velho. A pele de seus braços é podre e necrosada. Mas ainda assim, o G-Vírus reconstruiu um pouco da psique da garota monstro, e podemos ver que a mesma sabe ler as informações contidas em um mapa preso em sua cabana, além de possuir três porta-jóias com pistas e Key Items usados no jogo. Um pequeno fragmento da inocência, juventude e vida roubadas da garota.
Bem como o vírus que nasceu dentro de si, Spencer também via a garota com uma luz divina. Assim que resolvemos o puzzle dentro da mansão, vemos o vitral de Lisa Trevor, em uma luz quase celestial, mostrando pureza e inocência em um retrato belo da garota. Mas a verdadeira representação folclórica/religiosa de Lisa está longe de ser essa. Lisa possui um corpo necrosado, nefasto e sombrio, além de “possuir” múltiplas faces, morar em uma cabana na floresta e estar sempre cercada de crânios e morte.
Seres com múltiplas faces sempre foram relacionados à divindade e grandes poderes, e juntando essas informações podemos ver que Lisa pode facilmente representar as antigas bruxas. Feias, malditas, com seus corpos arqueados e doentes. Assim sendo, Lisa está mais para uma representação de Hécate, deusa grega de três cabeças que rege a morte e a magia negra, e à qual todos os pontos negativos do mundo feminino eram direcionados.
Fim da mansão Spencer e legado de Resident Evil
Lisa sequer pode ser considerada culpada de nos atacar durante o jogo, já que ela nos vê como intrusos em seu lar. Mas quando recupera o crânio de sua mãe no puzzle da tumba, a mesma se lança da plataforma. No entanto, descobrimos em Umbrella Chronicles que ela espera por Wesker durante a sua fuga da Mansão após ser atacado pelo T-001. Muito provavelmente, Lisa morreu na poderosa explosão da Mansão, libertando-se assim da maldição dos vírus com que a Umbrella a infectou.
Mas o que são os Tyrants? Como ocorreu a infecção em Raccoon City? Quem era Robert Kendo? Quem era Nemesis antes de se tornar O Perseguidor? Essas e outras perguntas serão respondidas nos próximos artigos, onde vamos atrás das curiosidades de Resident Evil 2, Resident Evil 3 e uma série em dois episódios onde falaremos sobre os Tyrants exclusivamente com suas inúmeras variações dentro do universo de Resident Evil.