Já se passaram três meses desde que o último texto de Freakview foi ao ar. Não, eu não esqueci a série, mas simplesmente fiquei sem a minha “FreakEnergy©™®”, só que nestes três meses me re-abasteci da mesma. Com Death Stranding em cima do meu cangote e a correria que fora a BGS 2019, pouco tempo me restou. Agora estamos mais uma vez na ativa, com novas histórias a serem estudadas e dissecadas por aquele que vos escreve.
Dando continuidade ao último texto sobre Hotline Miami, vamos focar na contraparte de Jacket. Enquanto o mesmo era guiado pelo seu ódio em relação as máfias russas e a coalizão Russo-Americana, Biker estava em uma cruzada em busca de respostas. Criando uma divisão de acontecimentos e teorias entre o primeiro e segundo título da Denaton games, agora no Gamerview vamos nos aprofundar no açougueiro de Miami original.
Você não passa de carne fresca
A história de Biker é totalmente diferente da de Jacket. Sem uma prévia de sua vida anterior, Biker é apresentado como um aventureiro, sempre em busca da próxima grande emoção que irá agitar sua vida. Durante uma noite em um bar, ele ouve sobre a organização 50 Blessings. Em busca de uma nova dose de adrenalina, Biker se junta ao grupo e começa a seguir suas ordens, invadindo e lavando com sangue russo os locais indicados pela organização.
Com o passar do tempo, no entanto, a emoção da caçada começa a diminuir em Biker e portanto deseja sair da organização. Assim, ele começa a ignorar as mensagens da organização, mas como em um pacto de sangue, uma vez dentro, a única saída é a morte. Furioso por estar sendo coagido, Biker ataca o dono do bar em questão onde ouviu sobre a 50 Blessings pela primeira vez. Após um longo e violento interrogatório, Biker descobre a localização de um homem que pode ter as respostas que procura.
Isso ocorre justamente no dia 13 de maio, exatamente o dia em que Jacket recebe uma ligação dizendo que um dos “funcionários” está doente, transferindo a missão de assassinar diversos membros do partido Russo-Americana em um hotel para ele. Ao chegar no endereço fornecido pelo dono do bar, Biker se depara com um restaurante chinês chamado The Blue Dragon. Após abrir todos que estavam lá dentro com seu cutelo, Biker encontra o homem que procura em um quarto secreto aos fundos do restaurante.
Biker violentamente pega o homem pela camisa e exige informações e sua saída da 50 Blessings. O homem, aterrorizado pela visão fora de seu quarto e da presença de Jacket, diz não saber quem é o líder e que apenas ajudou a organização a criar um sistema de mensagens com a empresa Phonehom. Logo depois, o mesmo diz que procurou se esconder pois a agenda política da organização o assustará de uma maneira inexplicável devido à natureza violenta da organização.
Primeiro encontro com “ele”
A organização começa a se irritar com a inadimplência de Biker, afinal ele vem deixando de cumprir seus deveres há dias. Assim sendo, desejando ganhar mais tempo para sua investigação, Biker aceita uma destas tarefas. Logo depois da última mensagem, Biker invade um fliperama comandado pela máfia russa e cria um novo show de horrores e corpos no local, matando homens e cães igualmente. Querendo comemorar a nova matança e se acalmar, Biker festeja a noite toda em seu apartamento. No entanto, uma nova mensagem o aguarda na manhã seguinte.
Enfim Biker chega ao limite e invade a sede da empresa Phonehom, matando todos os presentes no local, mas mal sabia ele que a 50 Blessings já estava preparada para o caso disto ocorrer. Enquanto abria a cavidade torácica do presidente da empresa com seu cutelo, a organização contata Jacket, dizendo que alguém está “passando trotes” na empresa. Logo depois, enquanto hackeava o computador central da empresa, Biker vê um homem com uma máscara de galo e uma jaqueta entrando na sala.
Uma luta violenta ocorre entre ambos e Biker acaba levando a pior, no entanto o homem com a máscara de galo não o mata. Após ser golpeado fortemente com o taco de golfe que o misterioso Jacket usava, o mesmo acredita que Biker morreu e deixa a cena do crime. Agora com o endereço da central da organização, mas ferido e com um pedaço do rosto destruído, Biker volta a seu apartamento.
Futuro em fuga
No dia seguinte, Biker recebe uma nova ameaça em sua secretária eletrônica. Dessa forma, Biker resolve finalmente dar um fim a tudo isso e segue rumo ao endereço descoberto no computador da empresa PhoneHom. Ao chegar no local, um zelador reconhece o mesmo e foge para dentro de uma sala. Após segui-lo, Biker descobre um esconderijo em um esgoto, mas antes de descer para os canos, Biker nota um computador.
Aqui entram em ação as peças de quebra-cabeça encontradas durante a campanha de Jacket, onde se lê I W.A.S B.O.R.N I.N T.H.E U.S.A. Após inserir a senha no computador, Biker descobre que a organização usa seus membros afiliados em ataques à coalizão Russo-Americana, com fins de liquidá-la. Confrontando os zeladores com as informações, estes se mostram inabalados, dizendo que logo a América voltará a ser como antes e que possuem amigos importantes os ajudando.
Biker se diz de saco cheio deles e que só está perdendo tempo, logo abandonando o local. Assim que sobe em sua moto, ele tem a terrível revelação de que não pode ficar em Miami ou qualquer outra cidade, pois será caçado pelos membros da organização e seus afiliados. Biker deixa Miami sem rumo ou destino, apenas tentando sobreviver, porém no interior selvagem americano, Biker encontra “ele” e sua vida muda mais uma vez.
Aviso ignorado da chegada do inverno
Anos se passam, Jacket ainda espera por seu julgamento, e a justiça tenta entender porquê as ligações vinham de grupos russos. Mal sabem eles que a verdade é muito pior do que imaginam. No meio desta confusão toda, o escritor Evan Wright tenta descobrir a verdade para que possa escrever sobre os horríveis ataques do assassino mascarado. Após sair de um dos julgamentos de Jacket, uma figura toda maltrapilha portando uma jaqueta neon rosa pode ser vista no meio da multidão.
Alguns dias depois do julgamento, Evans recebe uma ligação de alguém dizendo saber a verdade. Assim que chega ao local combinado, Evans vê o mesmo homem com a jaqueta rosa se embriagando no balcão. Seus olhos são vermelhos por causa dos anos de bebida, o cabelo e a barba uma imundice azul, as roupas todas rasgadas e no rosto, a marca da luta entre ele e Jacket. Biker está de volta após dois anos de fuga nas estradas americanas e o encontro com “ele”.
Biker então conta sua história para Evan, seu envolvimento com a organização, a batalha contra Jacket e sobre a 50 Blessings. No entanto, após inúmeras fugas e batalhas e o encontro com “ele”, Biker perdeu sua vontade de lutar e esqueceu da conversa com os zeladores e seu verdadeiro plano, apenas se lembrando de como tem medo e pavor dos mesmos. Agora, Biker vive no deserto e apenas voltou pois sentiu que a hora é necessária, e o julgamento de Jacket se mostrou um sinal para que ele voltasse e contasse sua história.
Última luz vista por Biker
Após contar sua história, Biker se sente apreensivo de novo e exige o pagamento combinado por suas informações, dizendo a Evans que ele precisa de outro drinque. No entanto, Evans acredita ter ouvido apenas os delírios de um velho louco e ignora tudo que fora dito por Biker, dizendo que este já excedeu sua dose de drinques. Devastado e irritado por ser visto como mentiroso ou louco, Biker manda Evans ir se danar e diz não querer mais ver ele. Assim, Evans deixa o bar pela última vez.
Dessa maneira, os planos e ataques da organização 50 Blessings nunca vão a público, garantindo assim seu sucesso. Com isso, no dia 28 de dezembro de 1991, às 16:39, os mísseis nucleares chegam à América e o clarão de luz limpa da existência os protagonistas de Hotline Miami 1 e 2, assim como o resto da América. No entanto, a morte de Biker nunca é explicitamente mostrada, e talvez ele siga pilotando pelos escombros e entulhos nucleares do que um dia foi sua casa.
Seu medo de se opor à organização foi justamente o que garantiu o sucesso da mesma, e em busca de uma emoção a mais para seu dia a dia, Biker descobriu que poderia ter salvo não só a América, mas o mundo, de um holocausto nuclear. No entanto, seu medo e falta de interesse fizeram com que os interesses da organização seguissem em frente. A história de Hotline Miami nos mostra o quão perigoso podem ser grupos guiados por ideologias radicais, racistas e xenofóbicas, provocando essa conversação através da violência de videogame infligida sobre os membros da máfia russa e dos cartéis latinos no segundo jogo. A série mostra que a violência não está voltada apenas aos criminosos, mas sim a todos aqueles que não são americanos.