Com a segunda conferência desta segunda-feira (11), a Ubisoft veio ao palco para trazer suas novidades e desta vez livre da Vivendi (pelo menos pelos próximos 5 anos), podendo focar em jogos e não em buscar o suporte dos jogadores. Após abrir brevemente com Kim Weigend e Justin Levy, já fomos diretamente para o conteúdo da conferência em si.
Vindo de um beco com um panda antropomórfico dançarino e outros personagens igualmente estranhos, fazendo jus à linha clássica de Just Dance, uma coreografia longa e complexa com instrumentistas encerrou sua apresentação no palco para o anúncio de lançamento de Just Dance 2019: outubro de 2018.
Ainda sem data anunciada
Indo diretamente para um vídeo de Beyond Good and Evil 2, foram mostrados mais detalhes da interação do grupo de piratas espaciais no dia-a-dia. Subitamente eles começam a perceber abalos nos anéis do planeta que estão orbitando. O suspense aumenta até o aparecimento dos causadores dos abalos: uma nave colossal surge e prende a embarcação dos protagonistas. Um trailer de CGI incrível, veja aí:
De dentro da nave ameaçadora surge uma silhueta humana acompanhada do que parecem ser dois robôs ninjas. A grande surpresa do vídeo é descobrir que a silhueta responsável pelo ataque é Jade, a protagonista do primeiro Beyond Good and Evil.
Após o vídeo, Guillaume Brunier e Gabrielle Shrager, diretor criativo e de narrativa respectivamente, vieram ao palco falar mais sobre o contexto do jogo. Se passando no século XXIV, o grupo de personagens que seguimos são piratas espaciais em busca de tesouros secretos e glória. Será possível jogar a campanha tanto em single-player quanto em modo cooperativo.
Mais uma surpresa se deu no anúncio: a parceria com a hitRECord, empresa de Joseph Gordon-Levitt, para que a comunidade preencha o universo do jogo com conteúdo artístico, bem como sugerir músicas para tocar na rádio. Deu a entender que o conteúdo seria fornecido gratuitamente pelos criadores, mas a política da hitRECord é de sempre pagar pelo que utiliza.
Sobre comunidade e motos
Em uma breve passagem no mundo dos e-sports da Ubisoft, veio ao palco Justin Kruger (Desenvolvedor de Comunidade) para falar sobre o estado atual de Rainbow 6 Siege. Foi dado um grande enfoque à marca de 35 milhões de jogadores desde o lançamento.
O segundo anúncio foi sobre o documentário Another Mindset (acima) que acompanha 8 personagens relevantes para a comunidade do game, como streamers, analistas, jogadores e gerentes de times, incluindo os brasileiros CherryGumms e Meligeni.
Antti Ilvessuo (Co-Fundador e Diretor Criativo da RedLynx), trajado de Evel Knievel em uma moto de motocross, veio até o palco para marcar um momento que flutua entre a vergonha alheia e a comédia pastelão, destruindo um suporte com monitor. Esse show todo foi apenas para anunciar Trials Rising.
Um breve vídeo de gameplay mostra a gigantesca variedade de cenários e pistas que estarão disponíveis no novo jogo da série Trials.
Ao fim do vídeo, o responsável pela Trials University, FatShady, é trazido ao palco para falar sobre a participação dele na criação de tutoriais e de mais 20 gerentes de comunidade no desenvolvimento do jogo. Foi anunciado também o beta fechado, com registro já disponível. Trials Rising chega em fevereiro de 2019 para PC, PS4, Xbox One e Switch.
Agora a sobrevivência é contra humanos
Chegou então o aguardado momento de mostrarem The Division 2. Um vídeo detalha a história e o contexto no qual o jogo se encontra. Sete meses após The Division, o vírus responsável pelo cataclismo já perdeu força e não atinge mais as pessoas com a intensidade de antes. Porém, a sociedade americana já se quebrou totalmente. Agora o dia-a-dia das pessoas é de sobrevivência, fechados em colônias e lutando contra outros humanos.
The Division 2 terá uma grande parte de seu conteúdo após a campanha principal. Nesse momento será possível escolher entre 3 classes, se especializando e adquirindo armas exclusivas. Outra parte do pós-jogo foi a adição de raids, possibilitando que até 8 jogadores realizem missões de maior complexidade e com recompensas ainda maiores.
Por fim, trouxeram o anúncio do planejamento para o primeiro ano de lançamento. Três episódios serão adicionados ao conteúdo como expansões gratuitas e incluindo eventos mundiais que alterarão completamente o ambiente de jogo. The Division 2 chegará ao PC, PS4 e Xbox One no dia 15 de março de 2019.
Donkey Kong de volta à ativa
Para falar de Mario + Rabbids: Kingdom Battle – Donkey Kong Adventure, Xavier Manazanares (Líder de Produção) veio ao palco agradecer o suporte dos fãs e falar sobre o prazer em participar do desenvolvimento do título. Após os elogios, trouxe uma banda com o compositor da trilha sonora e exibiu um trailer com música ao vivo. O lançamento será em 26 de junho de 2018, estando disponível um dia antes para donos do season pass.
Entre caveiras e ossos
O trailer CGI de Skull and Bones chegou com tudo, destacando os três personagens principais e dando foco à diversidade presente nas possibilidades de escolha. O mundo do jogo promete ser bem vivo, com variações de clima, desastres naturais e conflitos entre embarcações acontecendo naturalmente entre os jogadores.
https://www.youtube.com/watch?v=HEXyheRldfQ
A customização dos barcos será completa e com dezenas de variações para cada uma das características. Uma das mecânicas de customização mostradas é a capacidade de disfarçar seu barco com bandeiras e velas de outras nacionalidades, podendo assim entrar em áreas restritas e se aproximar de embarcações inimigas sem ser percebido como pirata.
Durante o jogo, a experiência singleplayer se torna multiplayer de forma totalmente fluida, seja para enfrentar uma embarcação controlada pelo jogo ou para se defender de um ataque de outros jogadores online. Porém, nada garante parcerias entre os piratas. A dublagem de alta qualidade pode ter passado despercebida, mas trouxe diversas línguas sendo faladas com grande fidelidade, tanto durante o combate quanto em cutscenes. O lançamento de Skull and Bones está marcado para 2019.
Virtual Reality em Full Motion Video
Benoit Richer (Diretor do Jogo) e Elijah Wood (Diretor Criativo da Spectrevision) sobem ao palco para falar sobre Transference VR, jogo com foco em realidade virtual onde você viverá memórias de outras pessoas buscando solucionar puzzles e mistérios.
O diferencial aqui é a mistura de computação gráfica com full motion video (FMV) no gameplay. Ou seja, a mistura de gráficos gerados por computador com vídeos de pessoas reais. O lançamento está marcado para este ano durante o outono norte-americano, entre setembro e dezembro.
Do a barrel roll, agora com miniaturas
Focando na história, o trailer de Starlink: Battle for Atlas revela mais sobre o contexto do jogo e o porquê de você lutar tão bravamente para defender sua galáxia. A trama se passa a 400 anos-luz da Terra no sistema Atlas e os inimigos são a chamada Forgotten Legion.
Em alguns pontos do trailer é mostrado a mecânica diferencial do jogo: a possibilidade de colocar naves em miniatura sobre seu controle e a mesma nave aparecer disponível para pilotar, assim como em Disney Infinity.
Starlink: Battle for Atlas ganhou data de lançamento: 16 de outubro deste ano para PS4, Xbox One e Switch. Mas a grande surpresa ficou para a revelação de um personagem exclusivo no Switch: Fox McCloud, de Starfox. Shigeru Miyamoto foi chamado ao palco e recebeu uma miniatura de Fox com sua nave.
Nova expansão de For Honor
For Honor apareceu na conferência trazendo uma semana grátis para baixá-lo na uPlay. Mas a novidade aqui é a nova expansão Marching Fire, que trará quatro guerreiros chineses para o campo de batalha.
Também foi mostrado um novo modo de batalha multiplayer 4 vs 4 na tomada de um castelo, o modo Castle Siege. For Honor: Marching Fire será lançado no dia 16 de outubro deste ano.
Um novo trailer de The Crew 2 foi exibido mostrando todo o potencial que se pode alcançar através dos Estados Unidos em carros, motocicletas, barcos e aviões. Estes quatro tipos de veículos estão disponíveis em quatro classes de eventos: Street Racing, Pro Racing, Freestyle e Off-Road.
https://www.youtube.com/watch?v=aabYdSgN12I
No vídeo é possível perceber que o jogo terá um certo enfoque no modo história, permitindo que o jogador cresça como piloto e alcance eventos diferenciados. O beta aberto acontecerá entre 21 e 24 de junho para PC, PS4 e Xbox One, saiba mais. The Crew 2 tá logo aí, em 29 de junho.
This is sparta!
Vazando alguns dias antes, Assassin’s Creed Odyssey vem para fechar a conferência em grande estilo. Um trailer é exibido mostrando detalhes das possibilidades do jogo, assim como mais informações sobre os personagens principais.
Em Odyssey, você poderá escolher se será Alexios ou Kassandra, o neto ou neta de Leônidas de Esparta. Sim, aquele do 300! Seu avô deixou um pedaço quebrado de sua lança, que você recebe ainda criança. Você será um (ex-)mercenário em busca de alcançar voos maiores. Foi revelado que o jogo trará um foco ainda maior em RPG, assim como em Assassin’s Creed Origins, possibilitando escolhas de falas em alguns diálogos que impactarão em sua jornada.
Em outro vídeo, agora de gameplay, foram exibidas as novas possibilidades de combate com ações especiais para as armas e para o personagem. A fluidez está ainda maior do que já experienciado na série. Haverão batalhas em escala monumental como confrontos entre exércitos, onde cada um dos presentes pode ser atingido, não sendo somente uma decoração inatingível. E, em um flash bem no final, um minotauro dá as caras para enfrentar o protagonista. Assassin’s Creed Odyssey foi confirmado para 5 de outubro de 2018.
Veja na íntegra
Assista abaixo a conferência na íntegra. No geral, a conferência da Ubisoft trouxe novidades em um bom ritmo, equilibrado entre informações, trailers, gameplays e apresentações em palco. Diria que, por enquanto, compete com a conferência da Microsoft sobre “quem ganhou a E3”. Mas não trouxe nenhuma surpresa, nada que não tenha sido anunciado anteriormente ou vazado à exaustão. Não deixe de acompanhar a cobertura da E3 aqui no Gamerview.