Se a Microsoft largou a peteca dos jogos de PC para focar no Xbox, coube ao pessoal da PC Gamer “inventar” uma conferência sem dono ou produtora focada na plataforma PC e abrindo espaço para desenvolvedores de todos os espectros, da cena independente aos grandes estúdios.
Em sua quarta edição, a PC Gaming Show foi novamente marcada por uma avalanche de anúncios, onde a Sega se destacou por finalmente trazer diversos títulos japoneses para a plataforma. Também houve espaço para monstros e zumbis, títulos inovadores, motorista de aplicativo vs táxi e até Battle Royales.
SEGA chuta o balde
Foi-se o tempo que jogos torciam o nariz para o PC e saíam somente para os consoles. Mas alguns clássicos ficaram para trás e a SEGA anunciou que vai trazer para os computadores vários títulos japoneses que estavam faltando na plataforma: Yakuza Zero, Yakuza Kiwami, Shenmue I e II serão relançados para PC, assim como os vindouros Shining Resonance: Refrain e Valkyria Chronicles 4.
Shining Resonance: Refrain é o primeiro da safra e será lançado em 10 de julho. Yakuza Zero marca a estreia da franquia no PC e já tem página no Steam, sendo lançado em 1º de agosto. Yakuza Kiwami chega até o final do ano. Valkyria Chronicles 4 já saiu em março para PS4 no Japão e tem previsão para chegar para Xbox One, Switch e PS4 no ocidente em 16 de outubro; para PC, segue sem data de lançamento anunciada.
Independentes que você precisa conhecer
A PC Gaming Show é o palco em que os jogos independentes mais brilham. Tanto é que a conferência abriu com o novo jogo da Coffee Stain (de Goat Simulator). A desenvolvedora mostrou Satisfactory, um título que começa como um jogo de sobrevivência em um planeta exótico mas depois se transforma em um poderoso simulador industrial, onde o jogador constrói imensas estruturas fabris, desenvolve uma linha de produção, monta veículos e altera para sempre a paisagem. O jogo deve ser lançado em alguns meses, mas será precedido por testes na versão alpha.
A produtora que não é produtora Untittled Publisher se apresentou durante o evento. Se definindo mais como uma curadoria do que exatamente uma publicadora de jogos independentes, o selo apresentou três títulos promissores: Bravery Network Online, Morning Star e Overwhelm.
O trailer de Sable surpreendeu a todos com sua clara inspiração nos trabalhos dos quadrinistas europeus, particularmente Moebius, assim como influências do Studio Ghibli japonês. A impressão que se tem é de uma graphic novel transformada em jogo e, de acordo com seus desenvolvedores, é um título sobre solidão, exploração e sem combate. Sable por enquanto não tem data de lançamento.
[miptheme_quote author=”Descrição oficial” style=”text-center”]Faça uma jornada profundamente pessoal através de um planeta alienígena como a jovem Sable, explorando monumentos antigos, arquitetura arruinada e navios caídos do cosmos, tudo isso enquanto aprende a história de seus habitantes e descobre seu lugar no mundo.[/miptheme_quote]Noita, da desenvolvedora Nolla Games, parece um inocente jogo com visual retrô, mas deve exigir muito do seu processador, uma vez que cada pixel presente na tela é fisicamente simulado, sujeito a interações e explosões. O jogo traz mapas gerados proceduralmente e resultados imprevisíveis. Apesar de Noita já ter uma página no Steam, não há previsão de lançamento.
Taxista vs motorista de aplicativo
Por uma dessas coincidências do destino, a PC Gaming Show colocou no mesmo evento dois títulos com temáticas bem parecidas: Neo Cab e Night Call. Neo Cab é um jogo de suspense cyberpunk que coloca o jogador no comando de uma motorista que trabalha por aplicativo, levando e trazendo passageiros pela cidade. Enquanto recebe avaliações e pega novas corridas, ela tenta desvendar um mistério envolvendo vigilância do estado. Por enquanto, não há data de lançamento.
Vindo na contramão está Night Call. Sai a estética colorida do futuro distópico e entram os tons escuros do suspense noir em uma Paris estilizada. Sai a motorista de aplicativo e entra um taxista tradicional, que também pega passageiros pela cidade e também está investigando um mistério. O jogador deve prestar atenção a pistas e conversas com seus clientes e tentar descobrir quem está matando eles. Night Call está previsto para 2019.
Claro que teve Battle Royale
O gênero que dominou a plataforma PC não poderia estar ausente da conferência e a PC Gaming Show teve nada menos que dois representantes tradicionais e um muito, muito fora da curva.
A desenvolvedora Automaton Games mostrou que não está pra brincadeira: ao invés dos convencionais 100 jogadores por partida, seu jogo Mavericks permitirá nada menos que 1000 participantes simultâneos, disputando para ver quem será o último de pé em um mapa de 16×16 quilômetros. O jogo está recrutando interessados para seu beta fechado, que rola em breve.
Realm Royale, dos mesmos criadores de Paladins, também apareceu no evento mas sem um trailer novo. Os desenvolvedores subiram no palco para explicar como funciona o gameplay. O jogo foi lançado na semana passada.
A grande surpresa da noite foi um título que promete um Battle Royale realmente diferente. Das mesmas mentes que criaram a insanidade dos webcomics Cyanide & Happiness vem Rapture Rejects, um jogo que mostra o que aconteceria depois do arrebatamento bíblico, quando os justos são levados para o Paraíso e o que sobra fica na Terra para lutar pelas ruínas. Por enquanto Rapture Rejects não tem data de lançamento, mas interessados podem se inscrever para o alpha.
[miptheme_quote author=”Descrição oficial” style=”text-center”]Quando Deus deixa o pior de nós para lutar por nós mesmos, tudo o que resta a fazer é matar uns aos outros. Procure por armas e mate todas as outras pessoas na Terra, para impressionar o todo-poderoso o suficiente para deixá-lo entrar no céu.[/miptheme_quote]Grandes nomes
Nem só de pequenos desenvolvedores foi feito o evento e medalhões como Ubisoft, Square-Enix (que já tiveram conferências hoje) e a Warner, também mostraram as caras na PC Gaming Show com trailers inéditos de alguns de seus títulos.
Ubisoft foi representada por Anno 1800, a nova iteração de sua franquia de estratégia. O jogo está sendo construído com forte participação da comunidade, que tem uma linha direta para sugestões e mudanças. O título tem estreia prevista para o final do ano.
Just Cause 4 apareceu pela terceira vez nessa E3, já tendo marcado presença na conferência da Microsoft e da Square Enix. Desta vez, o destaque foi para o motor gráfico Apex, desenvolvido pela Avalanche Studios. A novidade permite que o jogo tenha um HDR aperfeiçoado, suporte a clima dinâmico, consiga exibir distâncias absurdas e traga um modelo de aerodinâmica baseada em física. Just Cause 4 chega em 4 de dezembro.
O Agente 47 de Hitman 2 ganhou um trailer novo na conferência, mostrando um pouco do cenário de Miami e as múltiplas formas que o assassino pode executar suas vítimas, incluindo uma “peixada” na cara. O jogo chega nas lojas em 13 de novembro, mas quem fizer a pré-compra agora poderá começar a desfrutar do modo Sniper Assassin Mode, pela primeira vez disponível para ser jogado de forma cooperativa com um amigo.
Os mortos que andam
A franquia The Walking Dead marcou presença na conferência com dois títulos bem distintos entre si: a tensa e cooperativa visão desenvolvida pela Overkill, estreando na série, e a dramática e introspectiva conclusão da saga da Telltale Games.
Até o momento, Overkill’s The Walking Dead havia mostrado somente curtas em computação apresentando seus quatro personagens principais. Coube à PC Gaming Show ser o palco do primeiro vídeo de jogabilidade do título, destacando como funcionam as interações entre os jogadores, os inimigos presentes e os gráficos do jogo. Sai em 6 de novembro desse ano.
A Telltale Games colocou no palco o produtor de The Walking Dead – The Final Season quanto a dubladora da personagem Clementine, Melissa Hutchison. Ele revelou que o próximo jogo mexeu pouco na jogabilidade, equilibrando escolhas, puzzles e momentos de quicktime events. A grande novidade é uma câmera mais solta que permite ao jogador visualizar melhor e explorar os cenários. A dubladora comentou sobre a experiência de conduzir Clementine da infância até a adolescência e afirmou que se sente ao mesmo tempo feliz e triste pela conclusão dessa jornada.
O título já tinha ganhado um trailer anteriormente, que foi reexibido na apresentação. O primeiro episódio, chamado The Last Bullet, será lançado no dia 14 de agosto.
Mais monstros bisonhos
Arroz de festa desde a primeira PC Gaming Show, a Tripwire Interactive entrou em cena para apresentar novidades. A primeira delas foi um novo evento para Killing Floor 2, que começa nessa terça-feira. O Summer Sideshow deste ano volta a misturar monstros e estética steampunk, desta vez à bordo de uma aeronave lotada de inimigos. Para ajudar os jogadores, novas armas foram introduzidas no jogo e a personagem Ms. Foster está de volta. O jogo estará gratuito no Steam nesse final de semana, para testes.
A desenvolvedora trouxe também Maneater, novo jogo do criador do mod que deu origem ao primeiro Killing Floor. Desta vez, os jogadores não combaterão monstros, mas entrarão na pele de um tubarão assassino. O título de mundo aberto foi definido como um “sharkpg”, com habilidades que evoluem e perícias que são desbloqueadas. O jogo por enquanto não tem data de lançamento.
Quem também reapareceu na conferência foi a Crytek com seu Hunt: Showdown. Foram apresentadas novas armas para o arsenal dos caçadores de monstros, assim como uma nova criatura aquática. Embora o jogo já esteja disponível, ainda não há uma previsão de quando essas novidades serão introduzidas.
A desenvolvedora Frogware mostrou um pouco mais de The Sinking City, seu título de horror lovecraftiano. Ambientado na América dos anos 20, o título investigativo coloca o jogador em um mundo aberto onde o sobrenatural está presente. Segundo seus criadores, não há marcadores ou guias sobre o que fazer, mas pistas e evidências que precisam ser seguidas.
Enquanto o protagonista vai se deparando com os horrores cósmicos que se escondem na cidade, ele vai mergulhando na insanidade, ficando sujeito a alucinações e perturbações. Apesar de já ter sido anunciado no ano passado, o título segue sem data de lançamento.
O mod Forgotten City, criado inicialmente para The Elder Scrolls V: Skyrim, foi transformado em um jogo próprio. Baixado por mais de 1.6 milhão de jogadores, chegou a hora de alçar voo sozinho, com chegada prevista para 2019.
[miptheme_quote author=”Descrição oficial” style=”text-center”]No subsolo de uma antiga cidade romana, uma comunidade fragmentada está morta porque alguém quebrou uma lei misteriosa. No interior, um portal leva de volta ao passado, permitindo que uma pessoa mude o destino dos habitantes da cidade – ou testemunhe suas mortes em um círculo temporal por toda a eternidade .[/miptheme_quote]Seres engraçadinhos
Se teve monstro, teve também jogos que cativaram pela fofura de suas telas e seus personagens. Ooblets é um destes títulos, um cruzamento de Pokémon, Animal Crossing e tudo que dá vontade de apertar. O jogo já havia aparecido no ano passado e voltou com um trailer novo, mas ainda sem uma data de lançamento. Segundo seus desenvolvedores, ele deve estar nas prateleiras ainda esse ano.
Já Two Point Hospital não traz a mesma doçura, mas compensa pelo forte viés cômico. Sucessor espiritual de Theme Hospital, o título coloca o jogador na administração de um hospital muito louco. Foi mostrada durante o evento uma nova doença, a “monocelha”, que não é apenas a junção das duas sobrancelhas, mas que também pode dar origem a “monobestas” peludas que o jogador deve destruir. Essa zuera por enquanto não tem data para chegar.
Não exatamente fofo, mas engraçadinho, Don’t Starve apareceu na conferência com sua nova expansão: Hamlet. Desta vez, o sofrido protagonista Wilson encontrará uma cidade de nobres homens-porco e poderá tanto circular por entre as lojas e itens da cidade, como também se aventurar entre as ruínas na selva, que guardam segredos de uma antiga civilização de porcos. A expansão estará disponível em dezembro desse ano.
Espaço, a fronteira final
A PC Gaming Show trouxe também uma seleção de jogos com temática espacial, entre eles o impressionante Star Citizen. Um dos títulos mais caros já concebidos pelo Homem, o dinheiro consumido em sua produção pareceu bem empregado nos gráficos de cair o queixo supostamente gerados pelo motor do próprio jogo:
Entretanto, quem estava esperando uma data de lançamento vai continuar esperando. Star Citizen segue sem um horizonte e nem mesmo as novidades exibidas no trailer, que fazem parte do chamado Alpha 3.2, tem previsão de chegar.
Mais modesto, porém também com raízes nos clássicos do passado, vem Star Control: Origins. E, sim, o jogo tem uma data de lançamento: 20 de setembro. O título resgata a franquia famosa dos anos 90 e está nas mãos da Stardock desde 2013. Agora, os fãs saudosistas poderão conferir como ficou o resultado e os novos fãs poderão experimentar um jogo que combina estratégia, RPG, combate entre naves, exploração espacial e milhares de planetas.
A Stardock prometeu amplo suporte a mods, onde os jogadores poderão criar seus próprios sistemas estelares, suas galáxias, suas naves e compartilhar online.
Também chegando em setembro, no dia 4, vem Genesis Alpha One, um jogo espacial que mistura gerenciamento de colônia, sobrevivência, FPS e elementos de roguelike.
[miptheme_quote author=”Descrição oficial” style=”text-center”]Como o Capitão de uma nave estelar Gênesis, você viaja para um espaço desconhecido na missão final. Construa e gerencie uma estação espacial, recursos agrícolas, lide com terríveis infestações de alienígenas, crie criaturas clonadas e explore um vasto universo gerado aleatoriamente[/miptheme_quote]O que não coube no resto do resumo
O jogo gratuito Warframe marcou presença no evento, trazendo um curto teaser da expansão The Sacrifice. É um capítulo inédito na história de seu universo, que promete grandes revelações e vem sendo aguardado há meses pelos fãs. A espera chegará ao fim até o final dessa semana.
Stormland é fruto de uma parceria entre a Oculus e a desenvolvedora Insomniac para Realidade Virtual e já havia sido comentado por aqui. Foi apresentado um novo trailer do jogo durante a conferência:
Archangel: Hellfire também é para Realidade Virtual e traz violentos combates multiplayer entre mechas. O jogo estava em Early Access no Steam e será lançado oficialmente em 17 de Julho. O título apresenta mapas destrutíveis, 6 robozões e diferentes armas.
Confira na íntegra
Essa foi a conferência PC Gaming Show: uma avalanche de trailers para todos os públicos, dos medalhões da indústria com grande público aos independentes mais intimistas, celebrando a diversidade sempre presente na plataforma. Não deixe de acompanhar a cobertura da E3 aqui no Gamerview. Ainda tem mais por vir!