Assim como em um avião, imagine poder ter um copiloto capaz de auxiliar em atividades do dia a dia, como conferir se um texto está bem redigido e fazer uma apresentação de impacto. Agora que a inteligência artificial está mais popular esse desejo já pode ser obtido!
Para bater frente com o ChatGPT, que virou queridinho em todo o mundo, a Microsoft lançou este ano o Copilot, o seu novo assistente para navegação e tarefas de escritório. O Copilot substitui o Cortana e o Bing Chat, além de trazer mais funcionalidades para o Microsoft 365 (antigo Pacote Office).
O que é inteligência artificial e como pode ajudar no dia a dia
Embora costume ser associada a avançados robôs e filmes de ficção científica, a inteligência artificial está mais perto do que muitos imaginam. Na prática, essa tecnologia representa os sistemas que foram treinados para ter conhecimento semelhante ao humano e, assim, prever algumas situações.
A inteligência artificial pode identificar padrões, por ter uma base de dados, e a partir deles gerar conteúdos e/ou interagir com as pessoas. São exemplos dessa tecnologia os aplicativos que reconhecem o que é falado, sites que conseguem indicar produtos para os clientes, ferramentas de reconhecimento facial e muito mais.
No dia a dia, a inteligência artificial pode ser usada de várias formas, incluindo para aprender um novo idioma, receber orientações sobre como produzir um material, organizar planilhas, etc. Por conta dessas possibilidades é que a Microsoft não quis ficar para trás e lançou o Copilot.
Como funciona e quais são os recursos do Copilot
Lançado no Microsoft 365 em março para clientes corporativos, o Copilot é um chatbot para quem o usuário pode fazer perguntas, conversar e receber recomendações. A grande diferença dessa tecnologia para outras, como o próprio ChatGPT, é não ser necessário abrir um site ou programa para ter acesso a ela.
O Copilot é acessado pelo próprio sistema operacional, pois está integrado a ele. Atualmente, a funcionalidade está disponível para todos os que possuem a versão Windows 11. Basta clicar em “WIN + C” para visualizá-la. A expectativa é que a novidade seja estendida para o Windows 10 nos próximos meses.
Tecnicamente, o Copilot é igual ao Bing Chat, que pode ser acessado pelo Microsoft Edge ou no próprio site. Porém, a nova inteligência artificial da Microsoft está repaginada e promete ser o grande foco da empresa. Tanto que já foi anunciado que o Bing Chat dará lugar definido para o Copilot. Ou seja, não haverá dois recursos com as mesmas funcionalidades, mas apenas um, que será o mais recente.
Apesar de ter diversos recursos, o Copilot ainda não prevê todas as necessidades dos usuários. Transformar um arquivo em outro, por exemplo, é algo que continua sendo feito apenas em softwares com licença ou em sites especializados. Para converter PDF em Word e assim poder editar o documento com facilidade o usuário ainda deve recorrer a outras ferramentas. O mesmo vale para compactar, juntar, entre outras tarefas.
Os recursos que já estão disponíveis no assistente virtual são:
- gerar textos para documentos novos ou já existentes. O conteúdo pode ou não ter formatação;
- tirar dúvidas sobre o conteúdo do documento;
- criar imagens e slides personalizados;
- fazer alterações de conteúdo em uma apresentação inteira;
- criar conteúdo que pode ser editado de maneira colaborativa;
- resumir um e-mail para facilitar o entendimento de quem irá receber;
- conversar com o chat, que pode resumir até 30 dias de conversa;
- realizar reuniões com transcrições, e obter respostas dos participantes a partir das transcrições;
- gerar listas e organizar informações com facilidades;
- muito mais.
Para oferecer todos esses recursos aos usuários, o Copilot foi desenvolvido para processar um grande volume de dados e fazer correlações. Como já dito, ele consegue interpretar as informações e a partir delas devolver conteúdos que podem ser bastante úteis.
Além de disponibilizar a tecnologia para os usuários do Microsoft 10 em breve, a expectativa é que a empresa continue evoluindo e adicionando funcionalidades. Afinal, muitas pessoas já perceberam o quanto pode ser importante contar com um assistente virtual no dia a dia.