Todo mundo sabe a história: para esta geração, a Sony colocou todas as suas fichas no Blu-Ray, seu novo formato de vídeo em alta definição. Enquanto isso, a Microsoft deu um suporte meio tímido ao formato concorrente, o HD-DVD, criado pela Toshiba. No final, o Blu-Ray ganhou a guerra de formatos – especialmente pelos métodos de proteção anti-cópia e bloqueio de área geográfica do formato da Sony, que atraiu o suporte dos principais estúdios de cinema – e a Toshiba anunciou no ano passado que deixava de dar suporte ao seu próprio formato.
Obviamente, esse é um grande fator para fazer com que os cinéfilos que lêem o nosso site migrem para o Blu-Ray – não necessariamente para o PlayStation 3, já que existem muitos BR players que são melhores e mais práticos que o PS3 nesse aspecto. E isso, sem sombra de dúvida, vai ser inevitável a médio prazo.
Mas isso não significa que o HD-DVD deve ser deixado de lado. Sim, o formato não é mais suportado – mas isso não significa que ele seja obsoleto. Apesar da capacidade de armazenamento inferior do HD-DVD (30GB para discos de dupla camada, contra 50GB para os BR de dupla camada), a qualidade de imagem é equivalente nos dois formatos.
Sim, não haverá novos lançamentos para HD-DVD, e títulos da Sony/Columbia, 20th Century Fox e Disney nunca saíram nesse formato. Mas Paramount, Universal e Warner davam suporte exclusivo ao HD-DVD, o que significa que existe um grande catálogo disponível, com títulos para todos os gostos.
Sim, não existe mais suporte. Mas isso significa que é muito barato conseguir players e filmes. Um drive de HD-DVD para X360 – que pode ser usado em PC’s com Windows XP ou posterior e Mac OS X – pode ser encontrado no eBay por algo como 30 dólares. E os filmes são baratíssimos, com excelentes títulos por menos de 5 dólares. Mesmo edições de colecionador raras, como Blade Runner, são encontradas facilmente por 20 dólares. Eu mesmo comprei há algumas semanas um drive HD-DVD usado com controle remoto e seis filmes, e comprei por fora no eBay outros quatro filmes e um box de série. Gastei o equivalente a duzentos reais.
Logo, fica a dica para os leitores do site: caso vocês queiram investir em uma boa biblioteca de filmes em alta definição, o HD-DVD é uma boa e econômica alternativa.