Com o lançamento recente do Oculus Quest 2, muita controvérsia surgiu perante às novas normas do Facebook. A bola da vez é a informação de que, caso compre o aparelho e os jogos e depois delete a sua conta da plataforma, não terá mais acesso a eles futuramente.
A própria assessoria da rede social confirmou essa informação, revelando que isso não acontece com o primeiro dispositivo, deletando a sua conta você ainda poderia jogar normalmente. Porém, com o mais novo aparelho, ambos estão atrelados e caso apague seus dados de lá, não possuirá mais formas de jogar os games comprados por ali.
Até o momento, você podia fazer uma conta para a rede social e uma distinta, apenas para o óculos de realidade virtual. Porém, essa proposta está sendo alterada e, até o ano de 2023, todas as formas de acessar o Oculus serão obrigatórias ter acesso ao Facebook como elemento primário.
Inclusive, quando tenta apagar os seus dados da rede, uma mensagem aparece citando o assunto. “Deletando a sua conta no Facebook também deletará sua informação do Oculus. Isso inclui as suas compras e conquistas no aplicativo. Você não poderá mais acessar o que adquiriu e vai perder todos os créditos que ainda existirem”.
Respondendo às todas as críticas da comunidade, o responsável pelo setor de realidade virtual da rede social, Andrew Bosworth se pronunciou sobre o ocorrido de forma ríspida. “As pessoas devem se certificar de que suas contas estejam ativas antes de comprarem o headset”. O próprio Zuckerberg não se manifestou sobre as discussões, apesar do público gamer convocá-lo diretamente para corrigir esse sistema.