Dreamscaper contará a história de Cassidy, uma jovem depressiva e solitária que revê suas memórias, misturadas com traumas e fantasias, através de seus sonhos. É por meio deste devaneio que você deverá interpretar as dificuldades da personagem no mundo real.
Essas lembranças deram origem a um universo surreal que está tomado por criaturas sombrias, mas graças ao seu gosto lúdico essa garota também se transforma em uma guerreira corajosa. Mas afinal, quais os significados destes sonhos? Qual a mensagem que o seu subconsciente quer lhe mostrar? Durma e tente descobrir.
Em desenvolvimento pela Afterburner Studios, este é um roguelite cheio de ação semelhante a Hades, da Supergiant Games. Dreamscaper está disponível em acesso antecipado pela Steam e com certeza seu conteúdo é muito promissor. A versão atual, por exemplo, oferece uma experiência bastante envolvente e divertida, tanto que já me pego sonhando com seu lançamento oficial para descobrir o que mais esses pesadelos podem trazer.
Sinais do inconsciente
Há quem diga que sonhos são apenas coisas da nossa mente, vestígios de memórias que nosso subconsciente embaralha enquanto repousamos. Também há aqueles que ao acordarem vão logo procurando os significados para cenas vistas durante o sono, como se eles fossem um alerta de algo que aconteceu ou vai acontecer. Dreamscaper parece fazer uma mistura dessas duas teorias e caberá a você interpretar esses significados para compreender a vida dessa garota – mas já adianto que não será fácil.
Que sonhos podem ser confusos não há dúvidas e os devaneios de Cassidy não fogem a essa regra, por isso será realmente difícil interpretar seus significados. Por outro lado, eles são recheados de muita ação que contam com uma bela variação de inimigos, armamentos, poderes e alguns quebra-cabeças. São como aqueles sonhos em que não entendemos nada, mas ainda rendem ótimas histórias. No ápice do sonho, vencendo ou perdendo, Cassidy vai acordar e é neste momento que você deverá quebrar a cabeça para entender a história da personagem.
Com uma visão em Top down, Dreamscaper encanta com seu belo visual que cria paisagens realmente deslumbrantes, seja acordado ou dormindo. Tudo está tão bem produzido que até os terríveis pesadelos são em lugares muito agradáveis e fluidos (ao menos para os jogadores). Na vida real, por enquanto, há poucos locais para visitar e em todos eles a câmera é fixa; dali você percorre e interage com alguns NPCs que, apesar de não aparentar, são importantes para a narrativa e jogabilidade.
Falar com essas pessoas rende alguns diálogos curiosos, além de apresentar um pouco mais sobre o estilo de Cassidy. É notável que ela precisa de novas amizades, seja para papear, desabafar ou contar sobre o seu dia e, quem sabe, até compartilhar esses pesadelos recorrentes. Essa é uma das características mais importantes para o contexto, é como se essas relações criassem novas e saudáveis memórias e, com elas, a personagem ganha mais força para enfrentar seus traumas. Porém, por enquanto os textos não possuem traduções em português, então pode ser difícil acompanhar essa história (quem sabe isso mude até o lançamento).
A influência das novas amizades
Dreamscaper deixa você decidir como quer enfrentar esses desafios. Ao acordar você fica livre para visitar lugares como o bar, a praça ou uma livraria, mas também é possível ficar em casa e voltar a dormir para mais uma noite de pesadelos. A diferença é que, ao sair e conversar com outras pessoas, você vai ganhando influências positivas que servem não apenas para o desenvolvimento da história, mas também para liberar novas habilidades durante os sonhos.
Uma coisa liga a outra e ver isso acontecendo é realmente interessante, pois você sente que está progredindo, mesmo se estiver perdendo continuamente. Seria legal se existisse a possibilidade de ter influências negativas em alguns momentos e isso trouxesse modificações para as fases.
Para fortalecer o seu relacionamento com os demais, é possível construir itens para presenteá-los, o que vai aumentar o nível de amizade e desbloquear outras habilidades. Infelizmente, não está muito claro como é que adquirimos esses recursos, eles só aparecem no final dos sonhos junto com os resultados da partida. Além disso, eles são limitados para que você seja persistente em repetir a dose até conseguir uma boa quantidade de materiais para enfim ser capaz de criar a imensa lista de presentes e claro, ganhar as mais poderosas habilidades.
Os sonhos possuem seis cenários com diversas salas geradas proceduralmente, ou seja, elas até podem ser semelhantes, mas nunca serão exatamente iguais. Para ampliar essas diferenças, você poderá ganhar vários itens e armamentos. Quando você acordar, muitas coisas vão ficar para trás, além do seu progresso. No entanto, uma vez que as armas forem utilizadas, elas vão ficar disponíveis no inventário; assim você pode escolher iniciar a partida com um equipamento específico ou deixar no aleatório. Ambos começam com a força baixa, mas podem ir melhorando conforme você encontra upgrades.
Os armamentos de Dreamscaper incluem espadas, arcos, bombas, ioiôs, luvas de boxe e várias outras coisas. Já os poderes trazem elementos de fogo, gelo, impulsos e até uma espécie de paralisação do tempo, enquanto que os equipamentos, embora não sejam tão visíveis, vão melhorar sua velocidade, defesa e força. A variedade é surpreendente e está cheia de referências, além de trazer um ar de novidade para os sonhos, mas não para por aí.
Os inimigos possuem diversos tipos de ataques, principalmente os chefões, que podem surpreendê-lo com um novo golpe, mostrando que nem sempre dá para prever seus passos. Tudo isso deixa a jogatina repleta de ação e cheia de novidades a cada partida, já funcionando tão bem que nem parece ser um título em acesso antecipado.
Enfrentando longas noites de pesadelos
Ao concluir as fases de Dreamscaper você vai acordar podendo passar o dia melhorando os equipamentos e as relações de Cassidy. O ponto é que, no próximo sonho, você começará no segundo cenário e assim por diante – porém, se em algum momento você perecer, então retornará ao início. Ao menos por enquanto, o jogo permite pular as batalhas contra os chefões caso você já tiver os vencido anteriormente; isso ajuda a alcançar de forma mais rápida o local onde parou, mas além de não ganhar as recompensas, isso diminui o desafio do jogo.
As fases vão além das batalhas. Alguns lugares reservam quebra-cabeças que, quando resolvidos, trazem boas recompensas. Também há salas com uma espécie de loja, em que você pode comprar poções de vida, defesas, equipamentos e outras coisas. Além disso, há lugares com desafios de hordas ou de sacrifícios, onde você deposita um item para ganhar outro. Com tanto conteúdo, os sonhos se tornam dinâmicos e divertidos, instigando você a visitar cada canto para ver o que mais pode descobrir. Inclusive, em alguns lugares discretos, você ainda pode encontrar vestígios de memórias que contam mais sobre o passado de Cassidy.
Fica notável a quantidade de conteúdo que Dreamscaper possui. Há muitos itens para descobrir, memórias para resgatar e, com certeza, elas vão garantir uma bela jogatina. Felizmente o suporte dos desenvolvedores é constante, corrigindo problemas, balanceando o combate e incluindo, é claro, ainda mais conteúdo.
Com um visual bem produzido, ótimas músicas e bons desafios, a sensação é de que falta pouco para colocarmos as mãos na versão final deste jogo. Até lá, vale a pena ficar bem acordado e de olho nesta produção.