Skip to main content

Out of Space veio para mostrar que a limpeza de uma casa aqui no Planeta Terra é moleza diante de uma faxina em uma residência localizada no espaço, pois em vez de poeira, lá há uma gosma nojenta que se espalha pelos cômodos, e diferente dos pequenos insetos, no espaço surgem seres capazes de matar qualquer residente. Então pegue um esfregão, escolha o desinfetante mais cheiroso e comece essa organização o quanto antes.

O jogo foi produzido pela empresa brasileira Behold Studios, conhecida pelos jogos Chroma Squad, Knights of Pen & Paper e Galaxy of Pen & Paper. Nesta produção somos levados a um party game que começa casual, mas rapidamente se torna um verdadeiro jogo de estratégia, onde as escolhas precisam ser imediatas para dar conta desta tarefa e não deixar que a casa se torne uma bela lixeira espacial.

Sobrevivendo aos imprevistos da mudança

Em Out of Space, seu personagem resolve deixar a casa dos pais e mudar-se para sua própria residência. Mas sua casa não é como nós estamos acostumados, já que está vagando pelo espaço. O jogo começa com um tutorial mostrando as tarefas e funções dos objetos básicos da sua nova morada. Para a sua infelicidade, a residência que deveria ter cheirinho de pintura nova tem, na verdade, um cheiro esquisito graças às poças de gosma espalhadas pelos cômodos.

Imagem do jogo Out of Space
Quando eu voltar, quero esse quarto limpo!

Pra piorar, o elemento viscoso deu origem a muitos seres alienígenas que fizeram o desfavor de comer as baterias que energizavam os cômodos. Mas mudanças sem imprevistos não são mudanças, certo? Agora sua missão é limpar essa imundície para recuperar a energia deste local. Não pense que será uma tarefa fácil, pois se tem uma coisa em que esses alienígenas são bons é em se espalhar rapidamente pelo ambiente.

Os personagens de Out of Space são carismáticos assim como todo visual do jogo, possuindo corpos humanos, mas com cabeças de animais. Há por exemplo, cachorro, pássaro, baleia e outros que vão sendo desbloqueados conforme seu progresso e, claro, você está livre para decidir se são seres antropomórficos ou apenas capacetes criativos.

Você pode jogar sozinho ou em cooperativo com mais três amigos de forma local e também online, seja convidando amigos da sua lista na Steam ou jogadores do mundo todo. Essa última opção, porém, não tem funcionado muito bem já que é difícil encontrar jogadores. Mas aqui vai um conselho: não importa qual seja a forma, encontre um parceiro para esta jogatina, pois as fases podem ser realmente difíceis.

Imagem do jogo Out of Space
Pronto! Só falta levar o lixo e já podemos almoçar.

Diarista espacial

As fases de Out of Space são geradas aleatoriamente e não há uma sequência narrativa, ainda assim você sentirá a progressão do jogo através das recompensas que são oferecidas de diferentes maneiras como, por exemplo, novos personagens, tamanhos de residências, opções de objetos que auxiliam durante a fase, entre muitos outros. Além disso, há também desafios semanais que mudam regras e trazem outros prêmios.

Os níveis começam com o mínimo de seis baterias para alcançar a vitória, sendo que a primeira sempre estará disponível no início da partida, acompanhado da horta que gera alimentos para os jogadores, o reciclador que é por onde você eliminará o lixo, um balde e também um esfregão. São esses os itens básicos que o ajudarão a deixar essa casa um brinco novamente, mas tenha certeza de que você precisará de muitos outros.

Imagem do jogo Out of Space
Fecha essa porta antes que eles sujem o restante da casa!

O esfregão ajuda a eliminar a sujeira do chão e nocautear os alienígenas, já o balde precisa ser preenchido com água que servirá para limpar paredes e objetos, porém assim como a horta e alguns outros objetos, será necessário esperar alguns segundos para que eles fiquem disponíveis, e é aí que você começa a perceber a necessidade de um bom gerenciamento de recursos para lidar com as situações durante a fase.

Aqui a divisão de tarefas é essencial, não dá para perder tempo se confundindo, pois assim possibilita que os bichos proliferem sem controle, sujando paredes, pisos, portas, podendo até infectar sua horta ou comer suas baterias, gerando uma criatura voadora difícil de eliminar. Sendo assim, é fundamental decidir quem faz o quê, entender as funções dos objetos e dar cobertura quando alguém estiver cansado. É claro que nem sempre as coisas saem como planejado, e isso favorece os momentos engraçados e muitas risadas – talvez algumas discussões também.

Imagem do jogo Out of Space
Eu também estou com fome, mas nem por isso estou rolando no sofá.

Os jogadores podem encontrar caixas com móveis ou produtos eletrônicos que são úteis, como o liquidificador que pode ser posicionado próximo das salas que estão sendo limpas, assim dando para destruir os alienígenas ali mesmo, sem a necessidade de correr com o bicho para o reciclador lá na entrada da casa. Se nas caixas não houver os itens que você precisa, em Out of Space há uma lojinha com outros itens para ajudar, mas para comprá-los será necessário reunir créditos, que são coletados conforme você recicla lixos e bichos.

Entre os itens disponíveis na loja há, por exemplo, baterias, pias para encher o balde em outros locais, um cachorrinho que ajuda a enfrentar os inimigos e muitos outros. Mas não dá para sair comprando tudo que quer, você precisa estar atento às emergências do momento, que inclusive nem sempre são as pilhas. Além disso, aquelas caixas que já estão na residência tem produtos que talvez não sejam interessantes e podem ser reciclados em troca de créditos. É esse gerenciamento que combina estratégia com o cooperativismo, mas tenha certeza que a sessão será frenética e o desespero é muito comum, ocasionando diversas confusões entre os jogadores.

Imagem do jogo Out of Space
Calma amigo, um banho vai tirar você deste casulo extraterrestre.

Cochilando no espaço

Limpar é uma atividade cansativa, até mesmo para os personagens de Out of Space, então não se chateie se seu amigo de repente cair no sono durante a partida. Essa característica rende muitos risos e aflição, ainda mais quando os dois se cansam ao mesmo tempo. Você pode descansar mais rapidamente se tiver camas ou sofás na residência, o problema é que nem sempre você estará atento ao status de sono dos personagens e, quando perceber, já é tarde demais, e o personagem dormirá em meio à sujeira.

A falta de percepção da fome e sono pode incomodar, surgindo acima da cabeça do personagem quando está próximo do limite ou quando o comando para visualizar essas informações é pressionado. Talvez a interface pudesse ficar localizada na parte superior da tela e sempre visível, permitindo que os jogadores se organizassem melhor durante o nível. Os menus também poderiam ser revisados, pois às vezes contém textos em português e inglês ou caixas de informações sobrepondo as opções, algo que ficou mais notável em telas de proporções 21:9 e algumas vezes atrapalha a navegação.

Imagem do jogo Out of Space
Corre com essa água e se livre deste ovo de facehugger.

Se você for jogar Out of Space sozinho, prepare-se para fases realmente desafiadoras. O jogo até oferece mudanças nas regras, onde o personagem descansa mais rápido e demora para sentir fome, mas limpar um canto enquanto está proliferando bichos no outro pode ser complicado e acabar te prendendo em uma constante tarefa de limpar aqui e ali sem real progresso. Pra ser sincero, foi um pouco chato concluir fases sozinho. É claro que o jogo é bem mais divertido quando jogado com outras pessoas, mas deveria sim ter uma modalidade mais acessível para quem não tem companhia. Equilibrar a proliferação, deixando os inimigos um pouco mais lentos, talvez ajudaria a tornar as partidas menos estressantes.

No multiplayer, a coisa também não será tão fácil, basta uma escolha errada e a casa, que está quase toda limpa, começa a ser revertida em sujeira com a gosma agora se espalhando de maneira ainda mais rápida, sendo muito pior do que o início da partida, e com diversos ovos chocando ao mesmo tempo. Pra piorar, você poderá ficar preso em um casulo alienígena caso fique muito sujo, e se não houver alguém que o leve para um bom banho, então será o fim do jogo.

Imagem do jogo Out of Space
Qual será o gosto destas criaturas se batermos no liquidificador?

Outra coisa que pode atrapalhar a faxina em Out of Space são os bugs e problemas técnicos que ocorrem algumas vezes, como quando o personagem desliza e cola na parede enquanto segura um objeto. Felizmente isso não é frequente e os desenvolvedores já foram informados sobre o caso, pois há uma opção para reportar problemas dentro do jogo. Resta torcer para que as atualizações cheguem logo e tornem a experiência ainda mais fluida.

Out of Space é o tipo de jogo que me deixa ansioso para jogar no Switch, compartilhando os joy-cons com meus familiares e amigos, pois ele garante muitos risos e diversão principalmente no multiplayer, mesmo quando as tarefas saem do controle gerando conflitos entre os jogadores. Se você curte party games ao estilo de Overcooked, fases desafiadoras, faxina, estratégia e muito caos, então não deixe esse título passar despercebido.

Review – Antonblast

Rafael NeryRafael Nery02/12/2024
Enigma do Medo

Review – Enigma do Medo

Marco AntônioMarco Antônio02/12/2024

Review – Space Architect

Paulo AlmeidaPaulo Almeida24/11/2024