Skip to main content

Não era só a Nintendo que abastecia a indústria de games com personagens fofinhos e carismáticos nas décadas de 1980 e 1990. Os lagartinhos de Bubble Bobble, uma das franquias mais antigas da Taito que permanece viva até hoje, também conquistaram seu espacinho com uma série de jogos de plataforma divertidos e totalmente family friendly.

Estamos em 2020, com a franquia próxima de alcançar seu 34º aniversário, e ainda estão lançando Bubble Bobble! E devo dizer: como é bom poder jogar esse joguinho em um console da Nintendo! Tudo bem, pode ter um pouquinho de memória afetiva nessa afirmação, mas Bubble Bobble é o tipo de jogo que remete perfeitamente à geração 8-bit do Nintendinho. Bubble Bobble 4 Friends não faz feio e é um soco de nostalgia goela abaixo de todo mundo que provavelmente já tem mais de 20 anos de idade.

Bolhas, bolhas, minhas bolhas!

A ideia ainda é a mesma de 34 anos atrás e a fórmula permanece intacta. Ao longo de 50 fases diferentes, você enfrentará vários inimigos e deverá prendê-los em bolhas, passando para a próxima assim que derrotar o ultimo inimigo no cenário e enfrentando um chefe a cada 10 fases.

Quem já é experiente na franquia pode se decepcionar com o número de fases, pois os antigos tinham o dobro disso! Porém, ao concluir as 50 você libera um hard mode com as mesmas fases, porém bem mais difíceis. Podemos dizer que na primeira metade do jogo você tem um modo mamão com açúcar que pode ser usufruído por qualquer pessoa, do bebezinho até o vovô, mas depois disso só os fortes sobrevivem.

Lagartinho estiloso e impiedoso.

O jogo tem co-op para até quatro jogadores, o que deixa a coisa muito mais divertida do que já é, mas infelizmente ele é exclusivamente local. Tudo bem, Bubble Bobble é sinônimo de co-op de sofá, mas colocar a opção de jogar online com quem está longe não ia arrancar pedaço, não é mesmo?

Além disso, senti que o jogo careceu um pouco de mais modos. Ele dispõe somente da campanha e não possui nenhum modo especial de desafios ou algo competitivo, só para variar. É fato que Bubble Bobble sempre busca ser o mais family friendly possível, priorizando totalmente o trabalho em equipe e a diversão em grupo, mas dispor somente da campanha acaba tornando esse título um pouco repetitivo e meio pobre de conteúdo.

Viva à nostalgia 

Na verdade, existe sim um modo especial que não varia em nada do que temos na campanha, mas já vale somente pela nostalgia. Temos a possibilidade de jogar o Bubble Bobble original, lançado em 1986 para arcade, e por ali você já vê que a única coisa que mudou de lá para cá é o visual. Não que isso seja ruim, qualquer versão consegue ser muito divertida.

O clássico continua bom demais!

Mas além do tapa no visual (que não é nada demais, mas ainda fofinho e agradável de se ver), Bubble Bobble 4 Friends ainda conta com algumas novidades. Caso você se esforce em coletar todas as letras ao longo das 10 fases de um mundo, formando a palavra EXTENDED, você ganha um item ao derrotar o chefe, o que muda o visual do seu lagarto (ou dinossauro, ou dragãozinho, chame do que quiser) e ainda garante habilidades exclusivas que sempre vêm a calhar!

O jogo leva o “4 Friends” do título tão ao pé da letra que ele realmente se esforça em tornar a dificuldade acessível para todos. Ao perder todas as suas vidas três vezes na mesma fase, você tem a opção de tentar novamente com invencibilidade! Qualquer um consegue finalizar esse jogo (pelo menos as primeiras 50 fases).

Do resto, continua sendo o que Bubble Bobble sempre foi: bonitinho e viciante. Esse é o típico jogo que não jogamos sozinhos, mas sim em galera, daqueles que juntam todo mundo e jogamos só por jogar, sem promover competições ou buscar desafios muito elevados. Para quem jogou algum título da franquia no passado e gostou, melhor ainda! É exatamente o mesmo jogo, só que moderninho.

Bubble Bobble 4 Friends chega a eShop em 31 de março.