Fazia tempo que não jogava um game rítmico. Meu último contato com o gênero foi com o excelente Thumper. Com um instrumentos de plástico então, não jogo nada desde Guitar Hero: World Tour. Comparando as duas vertentes, eu particularmente prefiro os jogos que não exigem instrumentos pra jogar. Neste quesito há muitos jogos interessantes, como Beat Hazard, Audiosurf e alguns poucos conhecidos da galera, como o criativo Gitaroo Man Lives!
Foi através de um release por email que soube da existência de Spin Rhythm XD, um indie em desenvolvimento pela Super Spin Digital e que entrou hoje em Acesso Antecipado no Steam. Trata-se de um jogo de ritmo com a pegada da franquia DJ Hero, mas com gameplay diferenciado e muita música boa.
Embalado por música eletrônica
A tracklist tem um pouco de tudo, como os estilos EDM, Dance e Drum ‘n Bass. Confesso que não conhecia boa parte dos artistas presentes no game. Só para listar alguns: Hyper Potions, Nitro Fun, Subtact, Tut Tut Child, Panda Eyes, Teminite, Pegboard Nerds, Tristam, Braken, Maxo, Tokyo Machine, Opiuo, Anomalie, Droptek, Douglas Holmquist, F.O.O.L., FarfetchD, Kitty (não confundir com a banda de metal), Rogue, Daverwob e muitos outros. Gostei da maioria e passei a seguir a playlist oficial no Spotify.
Nesta fase de desenvolvimento o jogo conta com apenas 15 músicas, com dificuldades crescentes e 4 níveis de velocidade para encarar: Easy, Normal, Hard e Expert. Quanto maior for o nível, mais notas aparecem para você seguir o ritmo. O desafio é bastante elevado, dando um trabalhão para conseguir uma boa nota ao final da faixa. A insistência em conseguir uma nota melhor (através da pontuação, com combos e multiplicadores) já garante o fator replay.
O interessante do gameplay é que são apenas duas cores de botões para alinhar ao ritmo: azul e vermelho. No Hard e Expert, uma terceira cor surge para infernizar a sua vida: as linhas verdes. O azul e vermelho alternam-se no formato do disco (de DJ), que você pode girar para a esquerda ou para a direita. O jogo te dá controle total de como quer seguir o ritmo, girando para um único lado, por exemplo. Não é o jeito mais fácil de jogar, mas isso varia de jogador para jogador. Ficar girando o disco para a esquerda e para a direita com frequência também dá um nó na cabeça.
A faixa é criada por uma grande nave que sobrevoa cenários espaciais. Junto da música vão surgindo as notas na cor azul e vermelha, sendo necessário apenas alinhar o disco na respectiva cor. As com formato retangular, nas mesmas duas cores, representam as notas que você precisa interagir apertando o botão. Elas também aparecem com uma faixa contínua que exige que você aperte e segure o botão para trilhar tal caminho. Já as linhas verdes, apesar de mais visíveis à distância, chegam geralmente junto de um agrupamento de notas.
Por fim, temos as faixas com setas que exigem que você gire o disco com tudo para o respectivo lado indicado, usando o analógico esquerdo do gamepad ou arrastando o mouse. O disco fica girando em uma única cor e, para encaixar a nota seguinte, basta apertar o botão no tempo certo que o disco se reposiciona na cor e alinhamento correto. Nos níveis mais elevados algumas notas surgem bem próximas, como uma linha verde junto de um botão vermelho.
Procura-se reflexos rápidos
Este não é um game fácil e, para equilibrar a jogatina, a interface dispõe de um medidor de saúde que é reduzido durante os seus erros e recarregando durante seus acertos ou trechos de calmaria. Trocando o nível da velocidade para Hard ou Expert, mais notas aparecem na faixa e a sua duração também aumenta. Para embananar os seus reflexos, a nave fica fazendo curvas causando ondulações na faixa. Em alguns momentos ela dá até um giro no ar fazendo a faixa seguir um movimento espiral, diminuindo ainda mais o seu campo de visão.
Spin Rhythm XD tem tudo para ser um jogo de sucesso, inclusive na versão de Switch (confirmada para 2020). O gameplay é incrível, preciso, e entrega uma sensação de controle total. Por consequência, tirar boas notas nas músicas é extremamente recompensador para o jogador. Agora resta aguardar esta longa fase de testes no PC, que inclusive permite ligar outros periféricos e até uma mesa de DJ real para jogá-lo.