Chegando exclusivamente para o Nintendo Switch, Super Mario Maker 2 é a continuação de um dos jogos mais interessantes lançados para o Wii U. Essa sequência está longe de ser mais do mesmo, ainda mais por se tratar de um criador de fases. O jogo está lotado de novos recursos e ferramentas para criar fases ainda mais divertidas e originais e, só por isso, ele já surpreende, mas não pense que acabou! O título também traz grandes novidades que incluem multiplayer e o tão requisitado modo história, então pegue seu Nintendo Switch, coloque seu EPI e vamos à obra!
Se você não teve acesso ao primeiro título desta franquia, saiba que Super Mario Maker 2 é um criador de fases em plataformas, que pode ser ambientado em diversos cenários dos principais jogos do nosso famoso encanador. Aqui você pode tornar-se praticamente um level designer da Nintendo e criar aquele estágio que sempre sonhou mas, se essa não for sua praia, fique tranquilo: pois a comunidade é gigantesca e, com toda certeza, não faltarão conteúdos para se jogar por muito tempo.
Construindo seu próprio Super Mario
Assim como no primeiro título, de cara o jogo lhe dá as opções Make e Play. Seja qual for a sua escolha, rapidamente fica perceptível que há muitas mudanças, a começar pela interface, que traz maior profundidade de opções, mesmo que continue com seu visual limpo e amigável, com botões bastante intuitivos – talvez um ou outro que precise de testes prévios para conhecer sua funcionalidade.
No modo Make, você colocará as mãos na massa para editar a fase que está sendo apresentada neste menu inicial. Talvez ela possa servir como uma inspiração para muitas de suas próximas construções. Dentre as diversas possibilidades de ferramentas e itens para compor suas fases, você também pode escolher entre os estilos gráficos dos jogos: Super Mario Bros, Super Mario Bros 3, Super Mario World, New Super Mario Bros U e o charmoso Super Mario 3D World. Embora neste último não tenhamos opções de câmera em 3D, há uma excelente adaptação para fases em plataformas com visão 2D.
A escolha do estilo gráfico faz toda diferença para a criação do seu nível, pois cada um possui recursos, mecânicas e até definições de físicas diferentes. O comportamento de um Goomba, por exemplo, é diferente no jogo do Super Mario 3D World com relação ao Super Mario Bros. Um outro detalhe é que alguns recursos são exclusivos de cada estilo. No geral, é possível trocar instantaneamente entre os gráficos e, automaticamente, o jogo vai adaptar os recursos para o modelo escolhido, trocando os poderes, inimigos e plataformas. A exceção fica para o mundo de 3D World que não possui essa compatibilidade e, desta forma, não há como adaptar a fase já criada para esse estilo, sendo necessário construir tudo do zero, o que é uma pena, mas compreensível dadas as grandes mudanças de mecânicas, que tornam inviável essa conversão.
Muitos dos recursos são os mesmos vindos do primeiro título, já que formam o pacote básico que todo jogo do Mario possui, porém, há aqui uma quantidade gigantesca de novos recursos, como: rampas, ajustes de água, lava, novos power-ups, o Angry Sun (de Super Mario Bros 3), além de efeitos sonoros e fases especiais noturnas, onde a gravidade diminui ou torna todo percurso de ponta cabeça. O melhor de tudo é que todo o conteúdo está liberado desde o início, permitindo criar uma infinidade de fases com desafios inacreditáveis.
Em Super Mario Maker 2, você pode criar fases com a ajuda de um amigo. Neste modo, cada jogador fica com 1 Joy-con e as funções são diferentes dependendo de qual personagem você escolher. O Mario, por exemplo, pode controlar a paleta e toda interface da tela, enquanto o Luigi usará uma pequena janela com as opções da paleta. Na prática, a experiência vira uma verdadeira luta entre planejar a fase, construir e não atrapalhar o companheiro mas, mesmo assim, as risadas serão constantes, pois, no teste final, é hilário perceber que muitas vezes o resultado resume-se a algo impossível de avançar.
Jogando no modo portátil, a experiência de construção é mais prática, graças a combinação entre os joy-cons e touchscreen, em que você pode arrastar itens e mover a tela com mais facilidade, enquanto usa os controles para escolher os itens pela interface. Na TV, os comandos são bem-adaptados mas podem ser mais complicados e lentos, já que é preciso passar item a item. Mesmo assim, a interação em ambas as formas é bastante agradável.
Aderindo ao programa Meu Castelo, Minha Vida
Se você acha que há muitas informações e não consegue lidar com tudo que lhe for apresentado, é possível recorrer a Nina que, junto de Yamamura, lhe dará todas as aulas básicas sobre as funcionalidades do jogo. São técnicas que vão desde o básico ao avançado. Porém, mesmo com todas as dicas, ainda há algumas coisas que só vão ser descobertas enquanto fuçar no jogo. Quem sabe quantas outras funções aguardam por sua descoberta?
Super Mario Maker 2 mostra que veio para agradar a todos: para aqueles que clamaram pelo modo história, eis que agora poderemos prestigiar uma nova aventura do Bigodudo junto com seus amigos. Entretanto, desta vez não recebemos o convite para comer bolo no castelo da Peach, já que este foi destruído, e o objetivo agora será levantar fundos para reconstruir o famoso castelo.
Juntar toda essa grana rende um trabalho danado que, obviamente, não é ruim, já que fornece mais de 100 níveis, onde vamos encontrar moedas e boas surpresas. Os estágios foram criados pela equipe da Nintendo e são acessíveis, diferente do que possivelmente vamos encontrar nas criações dos outros jogadores online. Além disso, os níveis são disponíveis inteiramente offline e rendem boas horas de jogatina, que agradam tanto pelos desafios, quanto pela narrativa, que é bastante divertida.
Todo mundo junto, mas sem amigos
Partindo para a conexão online, você chegará no que realmente fez o título alcançar o sucesso: o Course World. Este modo ganhou melhorias e agora traz diversas opções de jogos online, que pretendem agradar aos diversos tipos de jogadores. Você pode optar por jogar apenas fases aleatórias, em que há uma lista enorme de níveis criados por outros jogadores, e, para encontrar aquele level maneiro, é possível refinar sua busca com alguns filtros e etiquetas que marcam qual é o tipo de desafio, assim, dá para escolher fases por tempo, puzzles ou comuns.
Nem preciso dizer o quão variados são esses estágios, né? Mesmo assim, sempre há alguns que se destacam por sua originalidade. Nestes casos, é possível baixar a fase para jogar offline, mas não é possível favoritá-la: para encontrá-la mais fácil, a saída é seguir o seu criador, ou visualizar os níveis que você já jogou no seu perfil. Um outro detalhe é que agora há um limite de 32 fases para upload que antes era de 100 fases. Mas convenhamos, não é um número pequeno, de qualquer forma vamos torcer para que esse número aumente em futuras atualizações.
O antigo Mario Challenge do Super Mario Maker deu lugar ao modo Endless: as regras são parecidas, mas há algumas mudanças. O sistema é um pouco mais balanceado, dando 4 níveis de dificuldade, em que um lhe dá uma quantidade de vidas para que você possa concluir o maior número de fases possível. Todas as fases deste desafio são as que foram criadas pelos jogadores ao redor do mundo e, seja qual for o nível de dificuldade, é um belo jeito de ver o quão longe você consegue ir em uma sessão.
O multiplayer era algo muito requisitado pelos fãs deste jogo e Super Mario Maker 2 permite que finalmente os jogadores possam ter uma experiência online com outros jogadores. Entretanto, talvez não aconteça da forma como esperávamos pois, ao menos por enquanto, só é possível entrar em partidas com usuários desconhecidos, sem a possibilidade de encontrar seus amigos (a não ser que isso aconteça por acaso!).
Seja como for, você poderá optar pelo modo cooperativo: 4 jogadores precisam realizar os objetivos da fase para ganharem, um ajuda o outro mas, se por ventura apenas um chegar ao final, ainda assim todos ganham. Já no modo versus, que também permite até 4 jogadores, será preciso concluir a fase antes de seus oponentes. Ambos os modos trazem boas lembranças da bagunça que ocorria nos jogos New Super Mário Wii e Wii U, só que agora com jogadores ao redor do mundo.
Às vezes, o design das fases feitas pelos usuários pode não funcionar direito no multiplayer. Um exemplo disso é o que acontece em uma fase onde a lava se eleva com o tempo: quando você perde, retorna ao início, porém seu oponente ou aliado continua lá na frente. O problema é que o início está coberto de lava e fica impossível alcançá-lo. Como são fases selecionadas aleatoriamente, não há como prever essas situações e, quando elas acontecem, não tem jeito: ou você torce para que um dos seus amigos ganhe ou torce para que seus inimigos percam, de forma que todos retornem ao início para que a lava abaixe e você possa prosseguir. Talvez isso possa ser corrigido com um simples patch nos filtros para a seleção dos mapas no multiplayer.
De qualquer forma, a diversão em ambos os modos é de tirar o folego, os mapas já são bastante originais e muitas vezes possuem um design hilário. A bagunça que os jogadores fazem na tela torna tudo ainda mais confuso e, ao mesmo tempo, extremamente divertido. Além disso, são modos realmente viciantes.
Quando você ganha no multiplayer de Super Mario Maker 2, a sua pontuação sobe e, com isso, você pode ganhar algumas recompensas, que geralmente lhe dão itens de personalização para o seu Mii registrado no jogo. Os itens são bastante variados e deixam o visual dos Mii carismáticos e únicos.
Há muito conteúdo para ser explorado neste jogo, o que vai levar um tempão até que você conheça tudo. Esse período fica ainda maior até que você consiga testar as possibilidades de criações. Porém, mesmo com tudo isso à disposição, não posso deixar de imaginar como será se um dia incluírem conteúdos de Mario Odyssey ou atualizações que permitam interações com o Nintendo Labo. Já imaginou?
Super Mario Maker 2 é um jogo indispensável para quem é fã dos jogos desta franquia, e até para quem não é. Com tantos modos para serem jogados, esse jogo tem muito para viver, mas é claro que isso também vai depender de como a comunidade se manterá dentro do jogo. Com base no sucesso do primeiro título e com todas essas novidades, é certeza de que nós poderemos curtir as mais variadas e inimagináveis fases do Mario por um bom tempo.