A Lizardcube está de parabéns! Conseguiram outra proeza com Shinobi após acertarem em cheio com outras franquias clássicas, resgatando a nostalgia com Streets of Rage 4 e Wonder Boy: The Dragon’s Trap. Nosso lendário ninja Joe Musashi retorna em uma aventura inédita intitulada Art of Vengeance, um metroidvania com foco no combate e um visual caprichadíssimo todo desenhado à mão.

Na trama, o Clã Oboro sofre um grande ataque da organização paramilitar ENE Corp, liderada pelo vilão Lorde Ruse. Com o vilarejo em ruínas, alunos e familiares de Joe são encontrados petrificados. Por sorte, sua esposa Naoko escapou do mesmo destino. Cabe ao nosso herói buscar vingança, enfrentando um grande exército até chegar em Ruse, que obteve um poder inimaginável com a Foice do Ceifador.

Shinobi

Os combos infinitos de Shinobi

A história de Shinobi: Art of Vengeance é simples e direta, com algumas informações aqui e ali durante seu progresso. Você enfrenta diversos tipos de inimigos, dos fracos aos fortes com armadura, até vencer os chefões e avançar por fases interligadas em um mapa-múndi. Ao total são 12 fases distribuídas por 5 zonas, além de uma sala de treino para aperfeiçoar seus combos. E, como em todo metroidvania, haverão áreas que só serão acessíveis caso tiver determinadas habilidades (chamadas Ningi), como por exemplo garras para escalar e um poderoso soco que abre passagens.

De longe, o melhor aspecto do game está em seu gameplay. Os comandos são perfeitamente responsivos, permitindo criar combos do seu jeito, combinando golpes fracos e fortes, jogando kunais, pulando e atingindo o adversário no ar, conectando com dash, ampliando os acertos com um Ninpo (magia de vento, fogo, etc.) e finalizando o inimigo com um corte fatal. Você realmente se sente um ninja habilidoso desde o começo. Pra quem jogou Streets of Rage 4, saiba que neste game também dá pra continuar batendo em um inimigo já derrotado, o que ajuda a encher ainda mais a barra de Ninpo.

Shinobi

Os upgrades de Joe podem ser comprados na Loja Youkai, onde você gasta suas moedas de ouro e as Relíquias Oboro coletadas pelas fases, estas utilizadas para desbloquear mais opções de compras. A loja fica em um ponto específico de cada fase, podendo voltar nelas quando bem quiser. A viagem rápida também é super eficaz, permitindo escolher os checkpoints alcançados para não precisar refazer longos percursos do mapa. A não ser que queira achar e concluir os desafios paralelos como as Fendas do Ankou, que concede a poderosa Dark Katana como recompensa.

Ainda sobre o combate, você conta com amuletos que conferem melhorias do tipo passivo e de combo, que funcionam de acordo com o contador. Por exemplo: com o amuleto Reforço de Força, seu dano causado aumenta quando atingir 15 golpes. Por fim, temos 4 Ninjutsus adquiridos ao longo da aventura, que são os especiais de Joe que dão dano em todos os inimigos em tela. Você começa com o Karyu, um dragão que ateia fogo em geral, e a animação deste especial é de um capricho absurdo. Aliás, o jogo todo é visualmente incrível.

Shinobi

A arte do bom gosto visual e musical

Shinobi: Art of Vengeance possui uma arte 2D riquíssima em detalhes, com animações igualmente caprichadas. Tudo é muito vivo, com esmero artístico pra todos os lados, especialmente nos cenários. Tem cidade neon, tem mercado de peixe, tem o laboratório da ENE, tem um pouco de tudo. E todos os cenários possuem uma composição fenomenal com parallax, não deixando a desejar nem mesmo nas fases mais simples (de bônus), como uma perseguição com Joe montado no cão gigante Yamato. Os chefões então, uau! É um melhor que o outro. E sim, os chefes clássicos estão de volta, como Mandara e suas estátuas empilhadas.

O jogo promeve muito bem a exploração, sem forçar o jogador à situações de dificuldade injusta. Claro, há trechos que você precisará ter um belo timing nos pulos e dashes, mas na maioria dos casos o desafio estará focado no combate. Tanto que, ao terminar o game, você poderá desfrutar dos modos Arcade e Boss Rush para testar suas habilidades. Um belo convite aos speedrunners! E tem mais: existe um desafio que consiste em achar as 6 chaves do laboratório da ENE Corp. Ao conseguir achar todas elas, basta interagir com um computador para iniciar uma luta contra um chefão vindo diretamente de Shinobi III.

Shinobi

Por fim, mas não menos importante, está a trilha sonora feita por Tee Lopes (compositor de vários jogos do Sonic) e Yuzo Koshiro (Streets of Rage, ActRaiser, Earthion). Pensa num jogo em que TODAS AS MÚSICAS combinam com os cenários e turbinam a empolgação do jogador na exploração e combates. Shinobi: Art of Vengeance é um caso de estudo, de tão bem feito. Uma coleção de boas escolhas de game design e um carinho especial pela SEGA e sua história, representado por homenagens e easter eggs pra todos os lados. Pode comprar sem medo que esse é jogaço!

100 %


Prós:

🔺Belíssima arte 2D, desenhada à mão
🔺Gameplay perfeito, com comandos precisos
🔺Viagem rápida por áreas conectadas do mapa
🔺Diversos easter eggs e homenagens à SEGA
🔺Trilha sonora absurdamente foda
🔺Tradução PT-BR bem feita

Contras:

🔻O hitbox engana nos espinhos e serras

Ficha Técnica:

Lançamento: 29/08/2025
Desenvolvedora: Lizardcube, SEGA
Distribuidora: SEGA
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series, Switch
Testado no: PC

MIO-Memories-in-Orbit_bg
Review – MIO: Memories in Orbit

Review – MIO: Memories in Orbit

Rafael CorreiaRafael Correia01/02/2026
Don't Stop, Girlypop!
Review – Don’t Stop, Girlypop!

Review – Don’t Stop, Girlypop!

Marco AntônioMarco Antônio28/01/2026
Animal Crossing - New Horizons - Nintendo Switch 2 Edition_bg
Review – Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition

Review – Animal Crossing: New Horizons – Nintendo Switch 2 Edition

Rafael CorreiaRafael Correia24/01/2026