Coulrofobia é o nome de uma fobia muito específica: medo de palhaços. Ela se manifesta geralmente entre crianças de 2 a 7 anos e tende a se curar sozinha, na medida em que a criança vai crescendo e ela vai percebendo que aquele palhaço é só um adulto sem graça tentando ganhar dinheiro pintando a cara e não um psicopata oculto. Porém, existem adolescentes e até adultos que continuam manifestando seu medo e eu não tiro a razão deles, porque nunca se sabe.
Como consequência da coulrofobia (ou como causa), diversas obras de ficção trazem a figura do palhaço como uma figura perturbadora, como aquele que subverte a ordem natural do universo. Não é possível que caibam tantos deles em um único carro, isso só pode ser explicado através de uma geometria não-cartesiana e ângulos impossíveis.
Os jogos eletrônicos não são exceção e também servem de picadeiro para essas entidades. Alguns palhaços dos jogos só querem a sua felicidade. Outros é recomendado evitar. Selecionamos aqui uma lista para todos os gostos, para todos os públicos e provavelmente será necessário apertar muitos botões para interagir com eles. Ou fugir deles.
1) Sweet Tooth (Twisted Metal)

Palhaço e sorvete: não tem como uma combinação dessas dar errado. Principalmente se você adiciona futuro pós-apocalíptico, batalha de carros e violência extrema. Needles Kane ou, melhor dizendo, Sweet Tooth, evoluiu para se tornar a marca registrada da franquia da Sony Twisted Metal. Sua popularidade resistiu ao teste do tempo e ele ressuscitou em toda sua glória e brutalidade nas telas da TV, com uma série em live action, com direito a participação do Capitão América ou algo assim. É o único palhaço dessa lista que atingiu esse prestígio, claramente um vitorioso e, por isso, merece abrir a seleção.
Disponibilidade: 10/10
Carisma com as crianças: 5/10
2) Fargus (Pandemonium)

Fargus deveria ter sido o verdadeiro protagonista do jogo, mas os desenvolvedores optaram por dar uma segunda opção aos jogadores: uma ruiva qualquer vestida de Arlequina. Os dois juntos caíram na besteira de provocar a invocação de um demônio devorador de mundos, mas ninguém é perfeito. Eles também receberam a estranha missão de tentar estabelecer uma jogabilidade 3D no primeiro PlayStation, com ênfase no “tentar”. Falharam terrivelmente em vendas, mas não o suficiente para evitar uma continuação.
Disponibilidade: 0/10 (tem trinta anos que a Crystal Dynamics esqueceu Fargus e a ruiva qualquer no porão de seu estúdio)
Carisma com as crianças: 9/10
3) Arkham (Devil May Cry 3)

Todo palhaço já foi um homem normal, mas poucos seguiram esse caminho almejando se tornarem deuses. Entre ser um pai melhor para sua filha e se fantasiar de figurante da Disney, Arkham escolheu se tornar o Jester. Com esse visual roubado da Malévola, o vilão sacrificou a própria esposa para obter poderes malignos. Mesmo assim, seu maior mérito foi colocar pilha entre os irmãos Dante e Virgil, algo que eles já eram capazes de fazer sozinhos.
Disponibilidade: 1/10 (foi mencionado em Devil May Cry 5, então ainda há uma chance)
Carisma com as crianças: -1/10
4) Harle (Chrono Cross)

Harle é uma das personagens mais adoradas dessa lista. É fácil de entender quando ela faz parte de um dos jogos mais adorados de todos os tempos, mas ela chega chegando com seu charme próprio, ora funcionando como um alívio cômico para o time, ora revelando trazer um passando extremamente comovente. Seria impossível separar Harle da jornada do jogo, assim como seria impossível separar sua tristeza interior do aspecto lúdico de seu exterior. Como uma contradição ambulante, ela permanece como uma das molas centrais do jogo.
Disponibilidade: 0/10
Carisma com as crianças: 8/10
5) Kefka (Final Fantasy VI)

O Deus da Mágica, o Joker, o Palhaço, o personagem mais xingado, temido e idolatrado pelos jogadores da franquia Final Fantasy (talvez empatado com Tidus, mas pelos motivos errados). Kefka deixou seu nome no legado da franquia como uma presença assustadora, um antagonista que faz os jogadores tremerem a cada aparição. Pensa no Coringa com os poderes de uma entidade cósmica. Não, não é o Senhor Mxyzptlk, é um ser com muito mais estilo e muito mais tenebroso. A Square-Enix tentou passar pano para ele em Dissidia, mas o trauma é incurável.
Disponibilidade: 5/10 (virou, mexeu, a Square-Enix encontra um espaço para encaixar o personagem)
Carisma com as crianças: 2/10
6) Nights (Nights)

Ele foi criado para o mal, para roubar o sonho das pessoas. Porém, Nights reverteu seu destino maligno para vagar livre por aí. Como punição, ele foi aprisionado em um jogo extremamente difícil, ainda que visualmente lindo. Infâncias foram perdidas tentando libertar esse personagem de seu tormento, o que significa que, no final das contas, seu destino foi cumprido.
Disponibilidade: 8/10 (virou, mexeu, a Sega encontra um frila para ele participar)
Carisma com as crianças: 8/10
7) Adam MacIntyre (Dead Rising)

Em caso de apocalipse zumbi, um palhaço ainda pode roubar um show. Basta empunhar uma motosserra em cada mão e fazer malabares com elas, enquanto avança em sua direção. Adam MacIntyre é uma visão perturbadora logo no início de Dead Rising e serve de alerta ao jogador de que esse título não se leva muito a sério, é perturbado das ideias e perigoso.
Disponibilidade: 5/10 (é um universo de zumbis, a morte não é o final)
Carisma com as crianças: 0/10
8) Clown Man (Mega Man 8)

É claro que tem um robô palhaço na franquia Mega Man. Por que não teria? Chegamos no oitavo jogo da franquia (sem contar derivados). Todas as opções já foram utilizadas. Era ele ou o Web Designer Man, mas a Capcom fez sua escolha. Ainda assim, Clown Man consegue a façanha de destoar mesmo em um universo em que combinações bizarras são a tônica do dia. A combinação de piadas sem graça e visual multicolorido com poderosos ataques elétricos e braços elásticos tirou a alegria de muita gente.
Disponibilidade: 0/10 (trinta anos que não aparece em um jogo)
Carisma com as crianças: sério isso?
9) Lola Pop (Arms)

Uma jovem palhaça com braços que esticam? Será que a Nintendo sabe de alguma coisa que a Capcom não sabe? Será que o Clown Man vai ser enquadrada por abandono parental? A cronologia coincide, mas o assunto não avança além disso. Independente de sua origem, Lola Pop convence muito bem como uma excelente lutadora, o que talvez indique que seu DNA é outro.
Disponibilidade: 9/10 (com um novo Switch chegando, a franquia pode ressurgir)
Carisma com as crianças: 10/10
10) Mario (Super Mario Odyssey)

Mario já foi operário da construção civil, encanador, médico, pintor, bombeiro… e palhaço. Nosso sempre sorridente Mario representa a precarização do mercado de trabalho, o homem pau pra toda obra, pé de boi da Nintendo que aqui encontra sua expressão definitiva: o palhaço que responde quando botões são apertados.
Disponibilidade: 11/10 (um dia, o Mario vai roubar seu emprego)
Carisma com as crianças: 11/10


