Skip to main content

O que acontece se você juntar Oxygen Not Included, Rimworld e Factorio? Bom, eu não faço ideia do resultado disso, mas, a julgar pela capa, essa foi a minha primeira impressão de Space Architect, que une as mecânicas dos jogos citados, focando em construir, gerenciar e defender a sua própria estação espacial.

Esqueça a NASA, a SpaceX e afins: Space Architect é, na teoria, para você que sempre sonhou em vagar pelo espaço. Em um gênero repleto de jogos icônicos, como o próprio Rimworld e até mesmo Dwarf Fortress, seria esse título capaz de trazer alguma novidade que fosse além da temática espacial? 

Uma dívida que nem o Elon Musk pagaria

O início de Space Architect já chama atenção por um fato simples: você, em vez de começar com dinheiro, já começa devendo uma grande quantia, pois a sua estação inicial é comprada através de um empréstimo bilionário. Essa mecânica lembra muito a de Hardspace: Shipbreaker, onde você também já começa com uma dívida estratosférica para pagar. Pelo bem ou pelo mal, o fato é que esse infortúnio dá ao jogador um certo senso de urgência em suas ações.

Space Architect

Dentro do jogo, a mecânica não difere dos jogos citados. Para quem não conhece o gênero, em vez de controlar diretamente um personagem, o guiando em suas ações, você apenas atua dando certas ordens, já que todos os seus comandados possuem um certo grau de autonomia e automatização. Assim, seu dever é alocar os melhores trabalhadores para suas devidas aptidões. 

Para quitar essa dívida astronômica, você precisará explorar o vasto universo, minerar asteroides ricos em recursos e, com eles, fabricar produtos para vender. A variedade de minerais e a complexidade das cadeias de produção garantem horas de planejamento e otimização – e quando digo horas, são horas e horas mesmo. No entanto, o espaço não é um lugar pacífico. Piratas espaciais, tempestades solares e outras ameaças podem surgir a qualquer momento, colocando em risco sua estação e seus lucros.

Veredito

Apesar de não ter a mesma profundidade de jogos do gênero, Space Architect é uma opção divertida e barata. A simplicidade do jogo pode ser um ponto negativo para os jogadores que não estão acostumados com várias mecânicas de gerenciamento comuns em outros colony builders. 

Space Architect

A automatização é um dos pontos fortes do jogo. Aqui, os amantes de jogos estilo Factorio e Satisfactory vão se sentir em casa. Há muito o que se fazer na estação espacial, o que abre margem para diversas opções de automatização. Se essa não é a sua praia, então eu não sei o que te dizer. Os que gostam desse tipo de mecânica sabem o quão viciante é automatizar processos, constantemente aumentando a sua eficiência. Talvez eu tenha ficado até tarde da noite fazendo isso. Não irei confirmar nem negar essa última frase.

Em suma, posso resumir que o grande forte de Space Architect é o seu preço. Das opções do gênero, essa é a mais barata. Claro que o preço se justifica com a simplicidade do jogo – sobretudo a gráfica –, mas não deixa de ser um atrativo. De resto, não há nada que acrescente ao gênero ou que evolua nos títulos citados anteriormente. É um feijão com arroz no sentido mais puro. Se você é um jogador inexperiente, que olha as bases complexas do Rimworld e tem uma tela azul no cérebro, Space Architect pode ser útil para te ensinar o básico, mas nada além disso.

65 %


Prós:

🔺 Mecânicas simples para o gênero
🔺 Automatização
🔺 Preço MUITO mais atrativo que os títulos similares

Contras:

🔻 Música
🔻 Dublagem por IA ficou esquisita

Ficha Técnica:

Lançamento: 23/11/2024
Desenvolvedora: Albert Wiart
Distribuidora: PlayWay S.A.
Plataformas: PC