O VFXRIO volta à Casa Firjan nos dias 7 e 8 de setembro com workshops, palestras e performances digitais com foco no futuro da dança. Serão 2 dias de programação que vão explorar a interseção entre dança e tecnologia, envolvendo acadêmicos e segmentos da indústria de audiovisual, jogos eletrônicos e dança, com a participação de especialistas nacionais e internacionais e com o apoio internacional da Swissnex e da Cie Gilles Jobin, além do suporte da Avell com seu notebook equipado com uma GeForce RTX da NVIDIA.
A abertura fica por conta de Gilles Jobin, aclamado coreógrafo suíço fundador da Cie Gilles Jobin. Gilles Jobin está na vanguarda da fusão entre dança e tecnologia, seu trabalho amplia os limites artísticos e estende as possibilidades das artes cênicas. Gilles Jobin traz ao Brasil pela primeira vez o espetáculo COSMOGONY, performance digital ao vivo em tempo real de dança com artistas fisicamente no #Studios44MocapLab em Genebra se exibindo no VFXRIO. Os movimentos são capturados na Suíça, divididos em ‘bits’ digitais e enviados instantaneamente através do ciberespaço em tempo real, para uma plateia real localizada a milhares de quilômetros de distância. COSMOGONY estreou em 2021 no festival SIFA em Singapura e foi selecionado para o Festival de Cinema de Sundance 2022. A peça está atualmente em turnê internacional sem viajar (#tourwithouttraveling) e já foi exibida ao vivo em 10 cidades, 8 países em 3 continentes. COSMOGONY venceu o prêmio de inovação tecnológica no Festival Filmgate Miami 2022.
Matteo Moriconi, diretor do VFXRIO e Presidente da Associação Brasileira de Tecnologia Visual, comentou: “Em 1931, Marconi ligou as luzes do Cristo Redentor através de um pulso de rádio transatlântico conectando o Brasil e a Itália, um feito que transcendeu distâncias oceânicas e foi catalisador. Hoje, vamos além, pois nossa visão se expande: COSMOGONY vai ser a primeira performance em tempo real com realidade aumentada conectando o Brasil e a Suíça. Um evento catalisador que amplia nossa forma de viver a arte e a dança, impactando de forma visceral a narrativa.”
Para que as apresentações ocorram da melhor forma possível, a tecnologia por trás do evento é imprescindível. Com isso, o VFXRIO recebe apoio da Avell, empresa brasileira de notebooks de alta performance e conhecida por trazer equipamentos de ponta para o consumidor.
Emerson Salomão, fundador e CEO da Avell, comentou sobre a participação da empresa no evento: “Estamos muito felizes em fazer parte da VFXRIO, um evento que celebra a tecnologia e expande os horizontes da arte com a demonstração da performance de COSMOGONY. Para mostrar o nosso comprometimento com a qualidade do evento, o VFXRIO terá à disposição para projeção do COSMOGONY um notebook da Avell com a placa GeForce RTX da NVIDIA e com processador Intel de 12ª geração, oferecendo tecnologia de alta performance independente do tema.”
Ainda de acordo com Emerson Salomão, a tecnologia portátil do notebook Avell é poderosa o suficiente para trabalhar com as projeções do COSMOGONY. “O computador da Avell com a placa da NVIDIA, vai possibilitar a projeção dos dançarinos em tempo real com seus avatares e ambientes virtuais para dentro do auditório da Casa Firjan. Um feito que é possível com tecnologia portátil de alta performance da Avell, especialmente criada para designers e artistas digitais que trabalham com tecnologias emergentes de VFX.”
Alexandre Ziebert, gerente de technical marketing da NVIDIA na América Latina, exaltou a participação da empresa, em conjunto com a Avell, no VFXRIO: “É muito importante para nós estarmos no VFXRIO em parceria com a Avell. Além disso, os participantes do VFXRIO terão a oportunidade de assistir à apresentação do COSMOGONY através de um notebook da Avell equipado com a poderosa GPU NVIDIA GeForce RTX, que permite o uso de Ray Tracing em tempo real além de trazer soluções baseadas em inteligência artificial que facilitam o trabalho criativo com o melhor desempenho possível.”
A Swissnex no Brasil comenta: “O projeto reflete bem a inovação transdisciplinar. Os avanços tecnológicos sendo interpretados pelo movimento e o que isso representa no ponto de vista de sustentabilidade e possibilidades de desenvolvimento cênico.”
Além de Gilles Jobin, o VFXRIO conta com a participação de grandes nomes da dança e da tecnologia, propondo uma ampla discussão sobre o futuro da dança no Brasil e no mundo.
• Luiz Velho – Pesquisador titular do IMPA – Instituto de Nacional Matemática Pura e Aplicada e líder do laboratório VISGRAF
• Matteo Moriconi – Tecnologista e Diretor do VFXRio
• Nayse Lopéz – jornalista e curadora
• Analivia Cordeiro – Bailarina, coreógrafa, videoartista, arquiteta e pesquisadora corporal.
• Nilton Lobo – Engenheiro Eletrônico – TECNOLOGISTA – focado sua pesquisa na área de Aprendizado
• Profundo (Deep Learning) e Aprendizado de Máquina (Machine Learning)
• Fernando Ribeiro – Especialista em Tecnologia e Inovação na Globo
• Priscila Ariel – PO e Pesquisadora de Tecnologia e Inovação na Globo
• Roger Haubrichs – professor de Computação Gráfica e Virtual Production no sistema Firjan Senai