O produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, não quer que o público japonês defina o próximo grande jogo da franquia como um JRPG. Em uma conversa com o YouTuber Skill Up, ele revelou que não gostaria que este termo fosse usado no Japão, apesar de saber que seja popular para o público ocidental, e que no Japão eles podem chamar apenas de RPG que seria mais apropriado sob sua visão do produto.
O tradutor da entrevista dele, Koji Fox, revela o que percebeu no material publicado. “Aquilo que o Yoshida deseja transmitir é que, quando criam games, não pensam estar desenvolvendo um JRPG. Estão simplesmente trabalhando com RPGs. O termo é usado pela imprensa ocidental e não pela mídia e usuários japoneses”.
Final Fantasy como JRPG é discriminatório
Naoki Yoshida julga o termo como algo que segrega o Japão dos demais desenvolvedores ao redor do planeta. “Quando este termo surgiu, cerca de 15 anos atrás, para nós criadores e produtores quando ouvimos pela primeira vez nos soou discriminatório. Parecia que estavam zombando de nosso trabalho criando estes games, para alguns produtores dessa época ele pode ser um gatilho para sentimentos ruins”.
De qualquer modo, o RPG da Square Enix mais aguardado – Final Fantasy XVI – está cada vez mais próximo de seu lançamento. Ele está agendado para chegar ao PlayStation 5 no dia 22 de junho de 2023.