Essa é para os amantes do bom e velho JRPG. Astria Ascending é o novo jogo da francesa Artisan Studios, que se auto-intitula “especialista em JRPG 2D”, junto com a Dear Villagers, que será responsável pela publicação. A ideia da equipe é trazer de volta a era de ouro do gênero, que aconteceu nos anos 1990 no Super Nintendo e no PSX.
Em um mundo onde o caos domina, o jogador assume o controle de um grupo de oito semideuses com o destino de todos em suas mãos. Cada personagem tem sua própria história, que será desenvolvida em um ambiente 2D com cinco cidades, vinte e cinco dungeons e cerca de 30 horas para ser finalizado (ou até 50 horas para fazer 100%).
O título é todo desenhado e colorido a mão, o que trás charme e personalidade dos jogos antigos. As batalhas serão à moda antiga: turnos com cada personagem tendo sua vez de agir. “Em Astria Ascending nós queremos explorar como as pessoas cooperam entre elas em tempos difíceis. Cada herói tem sua própria perspectiva, mas é o relacionamento entre eles que dá vida a história”, comenta o diretor do jogo, Julien Bourgeois.
O projeto conta com um pessoal bastante experiente em JRPG, como Hitoshi Sakimoto, compositor de Final Fantasy XII e Vagrant Story e Kazushige Nojima, que foi roteirista em Final Fantasy X e Final Fantasy VII Remake. Além do estúdio artístico CyDesignation, que tem nomes como Akihiko Yoshida (trabalhou na Square entre 1995 e 2013 e em vários títulos, entre eles alguns Final Fantasy) e Hideo Minaba (Final Fantasy V, VI, Tactics, IX e XII).
Astria Ascending ainda não tem data de lançamento, mas está previsto para esse ano e estará disponível para PC, PS5, PS4, Switch, Xbox Series X|S, Xbox One e Gamepass. O jogo foi anunciado na ID@Xbox 2021.