Skip to main content

A HyperX, famosa divisão da Kingston focada em periféricos de alta performance, lançou recentemente o seu primeiro teclado gamer. Tal teclado se chama Alloy FPS e foi projetado pensando nos jogadores do respectivo gênero.

Alloy FPS é um teclado mecânico com teclas Cherry MX Blue – conhecidas por serem barulhentas – e estrutura em aço, o que garante uma grande resistência. Segundo a HyperX, as teclas são tão resistentes que são garantidas 50 milhões de toques por tecla. Nesse período, elas não vão sofrer perda de qualidade ou de agilidade.

A primeira coisa a impressionar é o tamanho do teclado, extremamente compacto. Não se deixe enganar pelas fotos presentes nesta análise, que dão a impressão de ser um teclado do tipo “trambolhão”. E, de fato, o Alloy FPS é perfeito para aqueles que curtem games como Overwatch, Battlefield, CS:GO, entre outros FPS famosos.

As teclas Cherry MX Blue utilizam a tecnologia Gold Crosspoint e foi desenvolvido com foco em digitação, para responder à grande variação de teclas sendo pressionadas em um curto espaço de tempo e de forma contínua. Para completar, há ainda a funcionalidade full N-key rollover, que permite apertar todas as teclas ao mesmo tempo.

alloy_s1
A embalagem acompanha uma capa protetora, um cabo mini USB 2.0 todo reforçado, uma pinça para retirar as teclas e também teclas adicionais “WASD” e “1234” na cor vermelha e com textura. Isso ajuda a identificar a posição da sua mão mesmo sem olhar para o teclado. Porém essas mesmas teclas são mais escorregadias do que as normais, sem textura. Elas proporcionam menos atrito nos dedos, mas é comum você ter que se arrumar no teclado por conta do suor.

O teclado possui base emborrachada antiderrapante, deixando-o bem firme em diversas superfícies planas e garantindo maior segurança contra pequenos acidentes. Com seu tamanho extremamente compacto, é comum sobrar mais espaço para mover o mouse – mesmo se você tiver uma mesa bem pequena. E isso faz uma tremenda diferença na jogatina, pode apostar.

A luz de fundo (LED), em vermelho, pode ser customizada de seis maneiras:

  1. Sempre ligado, o mais comum no mercado atualmente;
  2. Respiração – acende a apaga, como se estivesse respirando;
  3. Acende quando a tecla é pressionada;
  4. Onda – formada à partir da tecla que você apertou;
  5. Ondulação – um vai e vem nas teclas;
  6. Apenas teclas selecionadas ficam acesas.
alloy_s2

O mais interessante é que toda esta customização não exige software algum. Basta apertar algumas combinações de teclas para mudar e pronto. Pode parecer um simples enfeite, mas é realmente legal levar o teclado de um lugar a outro, espetar o cabo e já ver ele acender do jeito que você configurou.

Realizei o teste do Alloy FPS de duas formas: programando e, claro, jogando. Ao programar, pude notar que muito menos erros de digitação ocorreram por eu estar digitando de forma leve demais, pulando teclas que eu achei ter apertado. Algumas horas de trabalho depois, o acionamento de cada tecla passou a ficar mais pesado e cansativo – mesmo sendo extremamente confortável. Por outro lado, deixei de errar na digitação e meu rendimento aumentou. É uma questão de adaptação mesmo.

Nos jogos, as teclas texturizadas fazem uma grande diferença e dificilmente você irá apertar uma tecla por engano. Se você possui um teclado gamer comum, desses de membrana, e quer fazer um upgrade em breve, considere o Alloy FPS como opção. Com ele você notará rapidinho a enorme diferença de velocidade no clique e ação.

Não é um teclado barato, custa em torno dos R$ 700, mas não é difícil de achar uma boa promoção na internet. Se você estiver disposto a investir um pouco mais, nem pense duas vezes e seja feliz.

92 %


Prós:

🔺 Estrutura bastante reforçada
🔺 Excelentes teclas flutuantes
🔺 Ilumicação personalizável sem software
🔺 Fácil de limpar

Contras:

🔻 Layout americano, sem opção ABNT2
🔻 As teclas texturizadas poderiam ser emborrachadas
🔻 Backlight disponível apenas na cor vermelha

Ficha Técnica:

Lançamento: 07/08/17
Fabricante: HyperX